Você já teve paralisia do sono? Sabe a explicação científica para esse episódio? Descubra agora!
Essa alteração no sono apresenta uma justificativa da ciência diferente do senso comum.
Muitas pessoas já tiveram a experiência de acordar durante a madrugada e, embora estivessem conscientes, não conseguiam se mover. O mais intrigante é que, por mais o seu corpo não responda aos seus impulsos, naquele momento você consegue analisar tudo ao seu redor. A seguir, entenda a explicação científica para a paralisia do sono.
Imobilidade consciente no sono
Para muitos sujeitos que passaram por um caso de paralisia do sono, diversas justificativas acabam sendo utilizadas. Para aqueles indivíduos conectados com a espiritualidade, esse pode ser um momento em que há conexão com os seres de outros planos.
Muitos relatos apontam o surgimento de criaturas místicas justamente quando estão nesse estado, o que impossibilita qualquer tipo de reação. Alguns estudiosos do sono apontam a explicação cientifica para a paralisia do sono.
Segundo os pesquisadores, o nosso momento de sono se divide em algumas fases, sendo que a última delas é intitulada movimento rápido dos olhos (REM). Nesse período, o nosso cérebro impede grandes movimentos do corpo para evitar que, durante os sonhos, a pessoa possa se machucar gravemente.
O momento em que acontece a paralisia do sono significa que apenas uma parte do cérebro despertou, mas que a parte responsável pelos comandos do corpo ainda estão em sono. Os profissionais da área ainda não sabem explicar os motivos pelos quais os neurotransmissores continuam sendo enviados as células musculares, impedindo, por alguns segundos, a sua movimentação.
Além de alguns casos graves que levam os indivíduos a adormecerem em horários irregulares, passar por uma experiência de paralisia do sono pode gerar uma situação traumática. Alguns estudos psicológicos reforçam que esses indivíduos podem apresentar futuros quadros de ansiedade e pânico para o próximo acontecimento.
Alguns especialistas apontam que a frequência e o surgimento desses episódios podem estar relacionados com o sono irregular, uma vez que eles são reflexos de fases do sono interrompido. Por isso, muitos frisam a importância de manter um sono regulado sem fatores estressores antes do horário de dormir. Além disso, caso apresente alguma dificuldade, é fundamental a busca por um profissional especializado.