Você dorme do lado certo? Descubra a melhor posição, segundo a ciência
Análise foi feita por cientistas e os resultados impressionam.
Existem várias posições para dormir, e cada pessoa escolhe aquela que a deixa mais confortável. Mas será que existe uma posição correta? A resposta é: sim! Especialistas recomendam dormir de um lado específico do corpo.
Não é novidade que dormir de lado proporciona um descanso maior e facilita o funcionamento do nosso organismo. Dormir de bruços pode dificultar a respiração, enquanto dormir de barriga para cima joga o peso do corpo sobre as costas.
No entanto, não adianta apenas dormir de lado. É preciso escolher o lado certo, e este é o esquerdo, segundo a ciência.
Confira as vantagens de escolher essa posição para dormir.
Dormir do lado esquerdo é o mais indicado por especialistas – Foto: Canva
- Alivia o peso sobre a coluna vertebral
Quando você fica deitado de lado, sua coluna vertebral fica mais alinhada do que quando se deita de costas ou de bruços. Isso evita que todo o peso do corpo recaia sobre as costas e também previne a pressão sobre importantes vias sanguíneas.
Dormir sobre o lado esquerdo é especialmente recomendável para grávidas, pois assim o bebê não pressiona a veia cava, permitindo que o sangue circule melhor e leve os nutrientes necessários até a placenta.
2. Dormir do lado esquerdo ajuda o cérebro
Dormir do lado esquerdo pode ajudar o cérebro. É o que mostra uma pesquisa realizada na Universidade de Stony Brook e na Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica The Journal of Neuroscience.
Segundo a análise, essa posição facilita a drenagem linfática do sistema nervoso central. Por isso, a eliminação do excesso de proteínas, vitaminas, gorduras e resíduos do organismo fica favorecida.
Uma drenagem linfática eficiente é fundamental para manter constante o volume e a pressão sanguínea, além de promover o melhor funcionamento do sistema imunológico.
Uma drenagem linfática deficiente pode levar a transtornos neurológicos, como a esclerose múltipla.
3. Facilita a digestão
Deitar-se sobre o lado esquerdo do corpo faz com que os alimentos passem mais facilmente pelo estômago e pelos intestinos grosso e delgado, devido ao efeito da gravidade.
4. Melhora a circulação sanguínea
Nosso coração está do lado esquerdo do corpo, e dormir dessa forma impede a obstrução da artéria aorta, responsável por bombear sangue para o resto do sistema sanguíneo.
A explicação foi dada pelo médico estudioso da área, William Christopher Winter, do Hospital Martha Jefferson, nos Estados Unidos, à CNN.
Ao mesmo tempo, a veia cava inferior permanece livre, sem ser pressionada por nenhum órgão. Isso permite que o sangue retorne mais facilmente de outras partes do corpo até o coração.