Vírus Nipah: propagação da doença mortal preocupa autoridades da Índia e ameaça população

A disseminação do vírus Nipah na Índia emerge como uma séria ameaça à saúde pública, desencadeando alarme entre autoridades de saúde e a população

A Índia tem enfrentado um desafio de saúde pública assustador e misterioso, o vírus Nipah. Essa ameaça, que emergiu na região, tem gerado preocupações globais devido à sua alta taxa de mortalidade e potencial para desencadear surtos devastadores.

Em decorrência da preocupação com a propagação do vírus, escolas e instituições públicas estão fechadas temporariamente no país.

Já foram registradas duas mortes na região por causa do vírus Nipah. Além disso, outras três pessoas, sendo uma criança e dois adultos, estão internadas depois de testarem positivo. Segundo as autoridades locais, 800 moradores da região de Kozhikode, em Kerala, passaram por teste.

Entenda o que é o vírus Nipah que preocupa autoridades da Índia

Foto: Raj Mohan/Pixabay

O Nipah é um vírus zoonótico transmitido de animais para humanos, causando doenças graves em ambos. Foi identificado pela primeira vez na Malásia, em 1999, quando surtos em suinoculturas levaram à transmissão para humanos.

O vírus Nipah pode causar uma doença febril aguda que pode progredir para uma encefalite grave, resultando em alta taxa de mortalidade.

Os morcegos frugívoros são considerados os principais reservatórios naturais do vírus, e a transmissão para humanos pode ocorrer direta ou indiretamente, principalmente por meio do contato com fluidos corporais de animais infectados. Não existe vacina específica para o vírus Nipah, e o tratamento é principalmente de suporte.

Surpreendentemente, o vírus Nipah também é tema de preocupação em termos de bioterrorismo devido à sua alta taxa de mortalidade e potencial de propagação em comunidades densamente povoadas.

“Estamos testando humanos (…) e, ao mesmo tempo, especialistas estão coletando amostras de fluidos de áreas florestais que podem ser o foco da propagação. Estamos em uma fase de hipervigilância e detecção”, disse Veena George, ministra da Saúde do Estado à Reuters, informando que 77 pessoas foram identificadas como estando em alto risco de infecção.

Em Maruthonkara, o vilarejo onde a primeira vítima do vírus Nipah vivia, foram coletadas amostras de urina de morcego, excrementos de animais e restos de frutas.

O vilarejo está próximo a uma floresta de 121 hectares que abriga várias espécies de morcegos, e durante o primeiro surto da região em 2018, morcegos frugívoros, que se alimentam de frutos, testaram positivo para o vírus.

você pode gostar também