Verdade ou mito: nossos celulares podem ouvir conversas ou descobrir o que desejamos?

Já pensou em algo e viu um anúncio logo em seguida? A publicidade tem intrigado usuários e sugerido teorias de que os nossos celular podem nos ouvir e até ler mentes! Será que isso é verdade?

Os nossos celulares estão conectados e próximos em praticamente todos os momentos do dia. Ou seja, presenciam as nossas conversas, quando contamos para as pessoas as coisas que desejamos. Mas será que isso está sendo usado para publicidade?

O avanço tecnológico tem demonstrado o seu potencial em diversos aspectos o que pode gerar certo receio. Por isso, entenda se os celulares são capazes de gravar conversas.

Comportamento tecnológico atual

Muitas pessoas falam sobre o poder que o aparelho tem de ouvir as nossas conversas e, assim, apresentar nos navegadores ou redes sociais os produtos relacionados ao que acabamos de falar. Esse fato não acontece apenas com produtos, mas com serviços, artistas entre outros.

Porém, não é exatamente assim que ocorre. Uma simples pesquisa no navegador ou comentário sobre algum produto que você deseja pode mudar completamente os seus anúncios, você já percebeu?

Celulares podem gravar conversas?

Os celulares são capazes de gravar conversas, mas existe uma explicação menos conspiratória para você estar vendo tantos anúncios relevantes.

Os especialistas afirmam que, apesar dos celulares possuírem recursos de voz para busca, além de não armazenar informações, essa ferramenta não fica ativa sem a autorização do usuário.

Além disso, os aplicativos instalados no aparelho sempre solicitam acesso aos itens, como microfone e localização, para aprimorar o seu funcionamento.

Entretanto, quando essa autorização é concedida, o aparelho passa a detectar sinais ultrassônicos em alta frequência, por exemplo: alguns anúncios sonoros em TV.

Esse fato foi identificado em alguns estudos recentes sobre o funcionamento de aplicativos. Muitos deles utilizam essa detecção para captar os desejos dos seus usuários e, assim, expor o que é de maior interesse quando ele acessar a rede.

Nesse sentido, se a preocupação com a privacidade é algo relevante para você, o ideal é rever quais são os seus apps que têm acesso ao seu sistema de voz.

Outras estratégias

Chamada de “retargeting”, essa estratégia utilizada pelos especialistas em marketing e publicidade coleta as informações deixadas pelos internautas ao longo do seu acesso às redes.

Essas informações são armazenadas nos cookies  e usadas posteriormente para que as marcas mostrem conteúdo relevante para você em forma de anúncios.

Quando liberados para coletar, armazenar e usar cookies, os sites detectam o seu objeto de interesse e começam a apresentar seus serviços e produtos para você nos lugares mais inusitados.

Pode ser que você não clique no anúncio, mas o produto certamente vai ficar na sua cabeça. Já notou?

você pode gostar também