Quantidade de estrelas visíveis a olho nu será reduzida num futuro próximo; veja o motivo
O desenvolvimento das sociedades está afetando a visibilidade de astros e estrelas a partir da Terra; entenda.
Para os amantes dos astros e das estrelas, essa é uma notícia nada agradável. Isso porque muitas estrelas e galáxias distantes que eram visíveis no céu agora já não podem mais ser vistas de forma simples.
Continue lendo e entenda por que vemos menos estrelas hoje em dia.
Sistema de iluminação das cidades impacta diretamente o céu
Essa descoberta veio por meio de um estudo publicado na revista Science, fruto do projeto chamado “Globo à Noite”, da Fundação Nacional de Ciência. Nessa pesquisa foram analisados cidadãos de diferentes localidades que observaram o céu a olho nu.
Ao todo, foram avaliadas 51.351 observações em 19.262 locais distribuídos na Europa e na América do Norte, no período de 2011 a 2022. Cada participante olhou o céu em noites sem nuvens e sem Lua seguindo o conjunto de oito mapas estelares e anotando o que era possível ver.
A conclusão a que os pesquisadores chegaram durante os 12 anos foi que o brilho no céu aumentou aproximadamente de 7% a 10% ao ano. A principal causa para esse fato é o avanço populacional.
Desde a mudança das lâmpadas antigas pelas de LED branco que emitem mais luz azul, essa já era uma mudança perceptível, pois os nossos olhos são mais sensíveis a esse tipo de luz. Ou seja, a quantidade de estrelas visíveis reduzirá significativamente devido à poluição luminosa.
Para os pesquisadores, essa poluição luminosa afeta, além do apreço pelas estrelas, a vida dos animais noturnos. Os estudos recentes apontam que, mesmo com todas as medidas para reduzir a poluição luminosa, o seu aumento está impactando diretamente nos ecossistemas.
Esse projeto aponta que grande parte da Terra, após o pôr do sol, mantém o brilho no céu de forma artificial com as iluminações.
Com isso, a quantidade de estrelas visíveis reduzirá significativamente e será necessário investir na conscientização sobre as consequências desse fato a fim de ganhar maior amplitude com a população.