Veja modificações que acontecerão no Telegram em parceria com o STE
Algumas novidades, como um chatbot e canal de verificação da corte, estão previstas para integrarem nas próximas atualizações do aplicativo
O Telegram é um dos aplicativos de mensagem mais utilizado entre os brasileiros, além do WhatsApp. Recentemente, a plataforma do Telegram efetuou um acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, concordando em realizar inúmeras modificações visando minimizar a proliferação de fake news em período eleitoral.
Leia mais: Atualização 8.5 do Telegram traz adesivos de vídeo, reações aprimoradas e muito mais
Esse projeto pertence ao Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação no Âmbito da Justiça Eleitoral. Essa notícia veio à tona, após o presidente do tribunal, Edson Fachin, comunicar publicamente o acordo.
O documento assinado, visa interromper as diferenças que surgiram entre o STE e o aplicativo de mensagem, Telegram. É importante ressaltar que, em meados do mês de março, a Corte brasileira tomou a iniciativa de solicitar a suspenção do aplicativo no país, depois da Polícia Federal efetuar o pedido.
Na época, havia ocorrido o rompimento de definições judiciais envolvendo a divulgação de fake news.
Como irá funcionar
Conforme o que foi mencionado anteriormente, vemos que uma das novidades, que entrara em vigor no mensageiro, é o desenvolvimento de um canal oficial do TSE. Ele também contará com a verificação oficial.
Mas, é necessário que ocorra, no mínimo, um total de dez publicações pelo canal, para obter o certificado, somado com a necessidade de frequentemente mencionar notícias que dizem respeito as eleições no país.
Em segundo lugar, acontecerá, por intermédio da API, a elaboração de um bot. Ele será responsável por fornecer comunicação entre os eleitores e o TSE.
Não há menção das condições exigidas para esta função, mas sabemos que um dos métodos que serão utilizados é a emissão de informes adaptados consoante a região do usuário.