Veja como o título original de ‘Halloween’ impulsionou a franquia
O nome da franquia, sem dúvidas, contribuiu diretamente para o sucesso dos longas. Saiba como isso aconteceu no caso de 'Halloween'!
Não é novidade para ninguém que o mês de outubro é repleto de filmes do gênero terror. No entanto, neste mês, existe uma franquia que se tornou extremamente popular, a franquia de “Halloween“. De fato, essa franquia foi capaz de tornar-se tão bem-sucedida quanto tem sido graças ao título do filme original.
A história da referida franquia iniciou-se com o serial killer mascarado de Halloween, Michael Myers, aterrorizando pela primeira vez as ruas de Haddonfield, Illinois, no lançamento do filme, em 1978. Aqui, cabe enfatizar que esse filme foi dirigido por John Carpenter e liderado por Jamie Lee Curtis como a heroína Laurie Strode.
O que muitas pessoas não sabem, no entanto, é que Halloween foi um dos filmes independentes de maior sucesso de todos os tempos quando analisamos o cenário geral de filmes do gênero de terror que fizeram sucesso de bilheteria. Além disso, convenhamos, é difícil imaginar a história sombria de Michael Myers usando outro nome, mas isso foi supostamente quase o caso de “Halloween”. Nessa perspectiva, existem rumores de que o filme teria originalmente intitulado “The Babysitter Murders” antes de se chamar “Halloween”.
Todavia, é preciso deixar claro que muitas pessoas ligadas à produção do longa tenham negado que esse título poderia ter mudado em algum momento, como o próprio produtor Irwin Yablans. Por mais que existam tais rumores (que não se concretizaram em momento algum), o longa “Halloween” sempre foi planejado para acontecer na noite de Halloween e, com o conto de Michael Myers sendo intitulado “Halloween”, um dos principais trunfos para o seu sucesso foi a temporada com a qual está associado.
Por conseguinte, é importante deixar claro que todo o sucesso da franquia não ocorreu da noite para dia, mas, sim, de forma gradual, uma vez que a própria franquia construiu tijolo por tijolo essa trajetória. Inicialmente, o longa conseguiu acumular muito sucesso em Kansas City, então, Yablans decidiu testar o filme no maior mercado de Chicago.
Nesse ponto, “Halloween” começou a superar filmes de estúdio maiores nas bilheterias com o público aterrorizante Michael Myers. Além disso, o filme atraiu fortes críticas de críticos proeminentes, como Roger Ebert.
O próprio Irwin diz: “A identificação com o feriado foi o que fez essa coisa funcionar”. Levando essas premissas em consideração, pode-se afirmar com total certeza que o feriado de Halloween contribui diretamente para o sucesso do longa, que teve que competir com grandes máquinas de Hollywood.