Animação da NASA mostra posição de buraco negro próximo à Terra

Quer saber onde estão os buracos negros mais próximos da Terra? A NASA te mostra!

Fascinantes e misteriosos, os buracos negros são regiões do espaço-tempo onde a gravidade é tão intensa que nada, nem mesmo a luz, pode escapar. Por isso que a possibilidade de um buraco negro próximo à Terra deixa qualquer um apavorado!

Essa característica os torna invisíveis para os instrumentos convencionais de observação. Mas sua presença pode ser verificada pelo efeito que eles exercem sobre outros objetos próximos.

Mas não precisa ter medo. Para quem gosta de assuntos do Universo, como você, a NASA preparou uma animação que revela a posição dos buracos negros mais próximos à Terra. Confira a seguir!

O que são buracos negros?

Os buracos negros são objetos incrivelmente densos. O tamanho e a massa de um buraco negro é fornecido pela quantidade de matéria que foi engolida por ele. Por isso, há buracos negros de vários tamanhos, desde os microscópicos até os supermassivos, que podem ter milhões ou bilhões de vezes a massa do Sol.

Eles também são responsáveis ​​por fenômenos, como os jatos de partículas, que são emitidos quando a matéria é atraída para o horizonte de eventos, a região do buraco negro onde a gravidade é tão forte que nada pode escapar.

Ou seja, os buracos negros são importantes para os astrofísicos porque ajudam a entender o comportamento do Universo em escalas extremas. É por isso que a animação da NASA é tão legal para quem estuda esses assuntos!

Buraco negro próximo à Terra: confira animação

A NASA caprichou na animação e nos mostrou uma galeria incrível de buracos negros. Esses astros sombrios são tão legais que até receberam nomes próprios, como se fossem estrelas de cinema.

E sabe o que é mais incrível? Alguns deles estão bem pertinho da gente, se é que a distância cósmica pode ser medida em “pertinho”. Quer ver com seus próprios olhos?

Na animação produzida pela NASA, podemos observar em destaque a aparição da J1601+3113, um buraco negro que está relativamente próximo de nós em nossa própria galáxia.

Em seguida, outros buracos negros são ilustrados, mas o que mais chama a atenção é a representação do buraco negro M87. Esse buraco negro foi recentemente fotografado pela primeira vez, o que representa um marco histórico na ciência e nos permite observar de perto um dos objetos mais misteriosos e fascinantes do Universo.

você pode gostar também