Van elétrica pode ser capaz de LIMPAR o ar
Independentemente da motorização, todos os automóveis causam um problema em comum nas ruas: a dispersão de poeira fina e partículas tóxicas que saem dos freios.
A eletrificação de vans e caminhões comerciais está sendo impulsionada por uma combinação de avanços tecnológicos em veículos elétricos de passageiros.
Além disso, movimentos de governos e cidades em todo o mundo visam à redução de emissões de gases de efeito estufa ao proibir veículos a diesel mais antigos considerados fontes de poluição.
Independentemente da motorização, todos os automóveis causam um problema em comum nas ruas: a dispersão de poeira fina e partículas tóxicas que saem dos freios.
Para isso, algumas empresas estão procurando algo que possa funcionar, apesar de ainda não existir uma solução definitiva para o problema.
A Mercedes-Benz e a Audi, por exemplo, fixaram parceria com a fornecedora de peças Mann+ Hummel para criar um filtro de partículas capaz de “limpar o ar”, coletando esse material prejudicial ao ambiente.
Como funciona?
O item é instalado na parte frontal dos veículos e funciona como se fosse um sistema de filtragem de ar residencial.
A ideia é efetivamente observar como o sistema pode colaborar com a melhor qualidade do ar em Graz, no Sul do país. Os dois veículos são 100% elétricos e circulam em rodízio todos os dias pelo centro da cidade. Até agora, ambos deslocaram-se cerca de 6.400 km em suas rotas.
De acordo com a montadora alemã, os resultados iniciais são animadores: após 60 dias de uso, as duas eSprinters aprisionaram 6,4 kg de poeira fina do ar. Lembrando-se de que as partículas geralmente entram no pulmão das pessoas. O resultado final dos testes tem previsão de divulgação para o meio de 2023.
Esses avanços são primordiais no mundo juntamente com as medidas oficiais para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Zonas proibidas para veículos a diesel já são realidades em lugares da Europa, dos Estados Unidos e da China, promovendo a eletrificação de veículos comerciais, desde vans leves de entrega até ônibus e caminhões pesados.