Valve se pronuncia sobre polêmica de jogos com artes de IA banidos no Steam

A empresa norte-americana relatou estar aprendendo mais sobre a evolução da inteligência artificial.

Nos últimos dias, a Valve sofreu com diversos relatos sobre os banimentos, no Steam, de games que foram feitos com artes de Inteligência Artificial (IA), plataforma oficial de jogos da empresa. Para justificar as ações, foi revelado um pouco de como é o funcionamento da revisão voltada para os jogos que são enviados para a loja.  

Em resposta à pergunta feita pela IGN Estados Unidos, utilizaram o blog Kotaku, portal que levantou inúmeros relatos de desenvolvedores tendo seus jogos com conteúdos via inteligência artificial banidos pelo Steam.

De acordo com os integrantes do blog, a Valve alegava incapacidade de distribuir os jogos à comunidade por conta de o desenvolvedor não ter os direitos necessários ou pelo uso da tecnologia de inteligência artificial.

Imagem: Reprodução

O que diz a empresa

A empresa alega estar aprendendo e buscando acompanhar as evoluções que a inteligência artificial vem constantemente passando.

A ideia da Valve não é limitar os desenvolvedores e desencorajá-los de criar seus games, mas, sim, conseguir garantir que todos os recursos utilizados sejam os mais adequados.  

A seguir, você poderá conferir um pouco dos dizeres da empresa, em seu comunicado oficial sobre o assunto:

“Sabemos que é uma tecnologia em constante evolução e nosso objetivo não é desencorajar o uso dela no Steam; em vez disso, estamos trabalhando em como integrá-la às nossas políticas de revisão já existentes. Dito claramente, nosso processo de revisão é um reflexo das leis e políticas atuais de direitos autorais, não uma camada adicional de nossa opinião.”  

E continua:  

“À medida que essas leis e políticas evoluem com o tempo, nosso processo também evoluirá. Damos as boas-vindas e encorajamos a inovação, e a tecnologia de IA está destinada a criar novas e emocionantes experiências em jogos. Embora os desenvolvedores possam usar essas tecnologias de IA em seu trabalho com licenças comerciais apropriadas, eles não podem infringir os direitos autorais existentes.”  

Dessa forma, a Valve garante que, mesmo realizando os banimentos neste momento, estão trabalhando para que, em um futuro próximo, seja possível incorporar os games com artes de IA para que assim sejam permitidos na loja do Steam.  

você pode gostar também