Valor é CHOCANTE! Saiba quanto custa produzir um jogo exclusivo do PS5

Revelações internas da Insomniac Games surpreendem ao revelar quanto custa criar um jogo exclusivo da Sony.

A Insomniac Games, reconhecida por títulos impactantes como ‘Spider-Man: Miles Morales’ e ‘Ratchet & Clank: Rift Apart’, enfrentou um vazamento de documentos confidenciais após um ataque de ransomware.

Esses crimes acabaram por revelar detalhes cruciais sobre os custos de desenvolvimento dos seus jogos. As informações vazadas revelam números impressionantes sobre o mais recente lançamento, ‘Marvel’s Spider-Man 2‘.

O investimento monumental em ‘Spider-Man 2’

O custo total de desenvolvimento do jogo ‘Spider-Man 2’ foi reportado em US$ 315 milhões (cerca de R$ 1,52 bilhão).

Essa cifra inclui uma despesa notável de US$ 40 milhões (aproximadamente R$ 193 milhões) apenas para a produção de cinemáticas, excedendo em US$ 30 milhões (R$ 144 milhões) o orçamento inicialmente previsto.

O lançamento de ‘Marvel’s Spider-Man 2’ ocorreu em outubro deste ano – Imagem: Insomniac Games/Marvel/Reprodução

A Insomniac Games absorveu grande parte desse investimento, totalizando US$ 245 milhões (R$ 1,18 bilhão).

Desse montante, US$ 158 milhões (R$ 762,7 milhões) foram alocados para a equipe diretamente envolvida no jogo, enquanto outros US$ 87 milhões (R$ 420,7 milhões) foram destinados a apoio e serviços.

Descrição detalhada dos custos

Os gastos com a PlayStation Studios também foram escrutinados, incluindo despesas de US$ 13 milhões (R$ 62,7 milhões) para som e música, e outros US$ 13 milhões (R$ 62,7 milhões) para dublagem, cinemáticas e captura de movimento.

O investimento total em equipes de suporte, como localização e desenvolvimento de QA, somou US$ 14 milhões (R$ 67,4 milhões).

A questão levantada é se o mercado continuará a demandar jogos de alto padrão, considerando seus orçamentos exorbitantes e os desafios enfrentados pelos desenvolvedores.

Enquanto isso, observa-se que títulos de médio porte, como ‘Spider-Man: Miles Morales‘ com um orçamento de US$ 90 milhões (R$ 434,5 milhões), alcançaram enorme sucesso, vendendo mais de 10 milhões de cópias e gerando lucros consideráveis.

Rumo a uma nova abordagem?

O investimento em jogos de porte médio pode ser a chave para reduzir os anos de espera entre os lançamentos, além de aliviar a pressão sobre os desenvolvedores.

Esse enfoque pode diminuir os custos para os consumidores e garantir uma produção mais ágil, mantendo ainda a qualidade.

Essas revelações internas da Insomniac Games oferecem um vislumbre raro sobre os bastidores da produção de jogos exclusivos para PS5, levantando questionamentos cruciais sobre o futuro do setor e a abordagem que os estúdios poderiam adotar para atender às demandas do mercado e dos consumidores.

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