Vai comprar seguidores no Instagram? Estratégia pode não ser uma boa ideia
Baixo engajamento e perfis fantasmas são algumas das desvantagens de se comprar seguidores.
As redes sociais tornaram-se verdade absoluta em nossa sociedade. Atualmente, o Instagram é uma das mais populares do mundo.
Por meio dele, é possível se inteirar de tudo o que acontece, ficar a par do dia a dia dos amigos e das celebridades que admira.
Outra vantagem é que essa rede tem sido um importante meio para empreendedores venderem seus produtos e serviços. Para isso, é preciso estratégia.
Mas o que acontece muito é que algumas pessoas acabam metendo os pés pelas mãos e traçando planejamentos que não são adequados para o Instagram.
Para conseguir mais alcance, visibilidade e autoridade, muitos usuários da rede social têm optado por comprar seguidores.
Conseguir adquirir seguidores dessa forma é muito mais fácil do que se pensa. Dentro da própria rede social, são criados vários anúncios com este fim.
No entanto, quantidade não determina qualidade no Instagram. Por isso, comprar seguidores pode não ser uma boa estratégia para a sua conta.
Compra de seguidores ameaça conta na rede social – Foto: Reprodução
Comprar seguidores impacta negativamente a conta
Muitas são as desvantagens de se comprar seguidores. Para especialistas da área, ao fazer isso, a conta pode ficar ameaçada, correndo o risco até mesmo de ser banida.
Além do mais, pensando em estratégia, comprar seguidores pode ser um verdadeiro tiro no pé, haja vista que atrapalha o engajamento.
Confira abaixo alguns dos impactos que a estratégia pode causar:
Seguidores fantasmas ou sem interação
Uma pessoa segue a outra porque o conteúdo criado, de alguma forma, a atrai. Quando compramos seguidores, esse nicho deixa de existir.
Dessa forma, a compra pode fazer volume, mas não gera interação e, consequentemente, engajamento.
Os seguidores podem desaparecer
Empresas que vendem seguidores criam perfis falsos ou mesmo pagam um valor mínimo para que uma pessoa siga a outra. A questão é que permanecer seguindo não é algo obrigatório.
Por isso, muitos compradores acabam vendo o número de seguidores diminuir consideravelmente depois de um tempo.
Risco de banimento
Antes de criar uma conta no Instagram, todos são obrigados a concordar com os termos de uso da plataforma.
Nessa aba, várias regras estabelecidas para o aplicativo estão detalhadas, dentre elas, a proibição de compra de seguidores.
Por isso, ao tomar essa atitude, você pode ser banido da rede social.
Qual é a estratégia correta, afinal?
Se por algum motivo você deseja aumentar o seu número de seguidores, algumas estratégias podem ser mais eficazes.
A primeira delas é criar um conteúdo estratégico, que esteja alinhado com o seu nicho. Ter constância, usar hashtags e interagir com perfis semelhantes ao seu pode dar uma forcinha extra.
Outra maneira de fazer isso é investir um valor em turbinar publicações ou em tráfego pago.
Fazendo isso, você paga o Instagram para mostrar seu perfil a um público específico que não o segue, mas que pode se interessar pelo seu conteúdo.
Dessa forma, você passa a ser notado e, consequentemente, ganha mais seguidores.