Dinheiro rápido e fácil? Cuidado! ‘Urubu do Pix’ é golpe e deve ser evitado
O famoso Pix, desde que foi lançado, em 2020, é usado por quase todos os brasileiros, mas os criminosos também gostaram da ferramenta para criar golpes.
O Pix é uma ferramenta de transferência bancária disponibilizada pelo Banco Central. Desde que chegou, em 2020, tem sido um sucesso entre os brasileiros. Funcionando 24 horas, facilitando e otimizando muitos processos financeiros, a ferramenta é a preferida em comércios, por pessoas comuns, empresários e muitos outros.
Podemos dizer que esse é o meio de pagamento mais famoso do País. Tanto que há especulações de que outros países estejam criando algo parecido para disponibilizar a seus cidadãos.
Mas, como toda ferramenta tecnológica, esse meio não está livre de golpes, fraudes e roubos. Os criminosos sempre criam uma oportunidade de lucrar de forma ilegal em cima de inovações que visam a ajudar e facilitar a vida das pessoas.
Com o Pix não podia ser diferente. Por isso, sempre nos deparamos com dicas na internet para nos protegermos ao fazermos um Pix ou qual a melhor chave que deveríamos criar.
Recentemente, um novo golpe, conhecido como “Urubu do Pix”, foi criado e está sendo aplicado para prejudicar as pessoas. Continue a leitura para saber do que se trata e como pode se proteger do novo golpe.
‘Urubu do Pix’: o que é e como se proteger?
O golpe que já está sendo muito comentado nas redes sociais funciona da seguinte forma: uma pessoa ou empresa faz um Pix com determinado valor. Ao fazer isso, a pessoa que recebeu a quantia pode tê-la duplicada ou triplicada no valor.
Então, trata-se de fazer uma quantia em Pix e a pessoa recebe duas ou três vezes mais o valor enviado. No caso do golpe ao qual nos referimos, há a promessa de que o valor pode subir até dez vezes mais do que a quantidade que foi enviada. E isso é um golpe!
Mas milhares de brasileiros já passaram pela situação, sendo vítimas dessa ação ilegal. Outro meio que os criminosos usam é o de se passarem por amigos ou conhecidos e pedirem uma quantidade emprestada, afirmando que vão devolver.
Como posso me proteger?
Para se proteger, não confie em promoções que prometam triplicar o valor da sua transferência, e não clique em links estranhos nem confie em contatos suspeitos da sua lista de amigos, em qualquer rede social, pedindo dinheiro emprestado.
E nunca confie em qualquer proposta que pareça ser boa demais para ser verdade se não vier de uma fonte confiável.