Únicas imagens que temos da superfície de Vênus são de 48 anos atrás; veja fotos
Fotografias são um tesouro histórico da exploração espacial. Não deixe de conferir esse marco único na história da ciência!
Explorar os mistérios do cosmos sempre fascinou a humanidade, e um dos planetas mais enigmáticos do nosso sistema solar é Vênus.
Ao contrário da Lua ou de planetas como Marte, nós, habitantes do planeta Terra, não temos muitas informações sobre o segundo planeta do Sistema Solar.
Entre 1961 e 1984, a União Soviética desenvolveu o programa Venera, que nos proporcionou os únicos registros que temos de Vênus.
Enquanto a NASA, com sua sonda Solar Parker, nos presenteou com as primeiras imagens de Vênus em luz visível, as fotos da Venera revelaram detalhes surpreendentes sobre sua misteriosa superfície.
Conforme explicado em um artigo recente do Science Alert, as sondas Venera 9 e 10 foram as primeiras a captar imagens panorâmicas de Vênus, enquanto as sondas Venera 13 e 14 não apenas tiraram fotos, mas registraram o som do planeta.
Esse é um feito surpreendente que você pode conferir no vídeo abaixo.
A Agência Espacial Russa divulgou as primeiras imagens de Vênus capturadas pelas sondas Venera 9 e Venera 10, entre 1975 e 1982, oferecendo uma visão inédita do planeta.
Devido à idade das imagens, a granulação prejudica a clareza das vistas do planeta. Em 2021, Ted Stryk, professor de filosofia no Roane State Community College em Oak Ridge, usou dados da Academia Russa de Ciências para reconstruir as imagens do Venera 9 e 10, melhorando significativamente sua qualidade visual.
Por questões de direitos autorais, não podemos exibi-las neste texto, mas você pode visualizá-las através deste link.
Nas imagens capturadas pelo Venera 13 e 14, observa-se uma tonalidade dourada causada pela filtragem da luz solar pelas nuvens de Vênus, conforme reportado pelo Science Alert. Esse fenômeno resulta na coloração característica da superfície do planeta.
Tradução do tweet:
“Hoje, em 1982, a Venera 14 fez imagens da superfície de Vênus. Essa seria, até o momento, a última vez. Embora as Vegas 1 e 2 tenham entregado sondas e balões a Vênus em 1985, elas não captaram imagens da superfície. E, desde então, não houve mais sondas.”
Ao processar as imagens, a Universidade Brown destacou que as rochas e o solo da superfície de Vênus apresentam uma tonalidade acinzentada escura, possivelmente relacionada às características vulcânicas do planeta.
Confira a foto:
Imagens históricas da superfície de Vênus, capturadas em uma missão espacial – Fotos: USSR Academy of Sciences/Reprodução
A próxima missão com destino a Vênus, projetada para capturar novas imagens da superfície, está sendo desenvolvida pela empresa aeroespacial norte-americana Rocket Lab.
A previsão é de que a nova sonda seja lançada em direção ao planeta entre 2024 e 2025, e estima-se que sua viagem até Vênus leve aproximadamente cinco meses.