Um Lugar ao Sol imitou a série This Is Us?

Uma série de similaridades com a série This Is Us foram reconhecidas na novela da Globo. Confira aqui!

Recentemente, houve uma comparação entre a série This Is Us e a novela da Globo, Um Lugar ao Sol. A comparação está fundada na ideia de que ambas as produções cinematográficas, em um determinado trecho, fundamentaram seu enredo sob uma mulher que possui uma família problemática e que incomoda-se com seus próprio corpo (acima do peso), e que, posteriormente, apaixona-se por um homem com seus mesmos problemas.

Leia mais: Sabe aquelas famílias incríveis?! Veja 7 famílias de séries

É evidente, sem sombra de dúvidas, que com o avanço da tecnologia e do acesso às distintas plataformas de comunicação e streaming, cada vez mais a TV brasileira, através de novelas, começa a aproximar-se dos conteúdos presentes nessas plataformas, seja na edição dos capítulos ou nas tramas praticamente iguais.

Nesse sentido, a trama descrita no capítulo supramencionado, pode ser tanto e Kate (Chrissy Metz) e Toby (Chris Sullivan), casal de This Is Us, ou a de Nicole (Ana Baird) e Paco (Otávio Müller), casal de Um Lugar ao Sol.

Embora a escritora/autora de Um Lugar ao Sol, Lícia Manzo, nunca tenha admitido a inspiração na série, é extremamente perceptível a semelhança entre as duas produções.

Veja, na primeira temporada de This Is Us, Kate tenta a todo custo reduzir peso, mas seu namorado não entra na dieta, resistindo a ela. Toby, inclusive, começa a comer escondido de Kate para não decepcioná-la.

No entanto, essa situação é igual a da novela das nove, em que Nicole reclama que Paco não a acompanha no regime e é pressionada por sua coach de emagrecimento a se separar.

Não obstante, é fundamental destacar que essa dinâmica não é atual e específica de Um Lugar ao Sol e This Is Us. Outras novelas já utilizaram de artifícios parecidos com séries para fisgar mais públicos, quem assistiu Avenida Brasil em 2012 lembra as comparações entre a vingança de Nina/Rita (Débora Falabella) e a de Amanda/Emily (Emily VanCamp) em Revenge, inclusive alterando a própria identidade.

No ano que sucedeu, a Globo simplesmente deve ter pego o roteiro de Grey ‘s Anatomy e implementando-o no núcleo médico de Amor à Vida, semelhança que teria chegado até a criadora da série, Shonda Rimes.

Saltando para 2018, podemos observar a imitação genérica e barata de Game of Thrones, a produção Deus Salve o Rei, protagonizada pelas três atrizes mais populares de seu elenco na época: Bruna Marquezine, Marina Ruy Barbosa e Tatá Werneck.

De acordo com o autor do Almanaque da Telenovela Brasileira e colunista do portal TV História, Nilson Xavier, essa dinâmica não é nova. Xavier relata que, “eu, particularmente, não gosto da expressão ‘copiar’. Acho que há um pouco de exagero, porque não é copiar, é se inspirar em uma série, um filme, uma peça ou um romance, o que for, para alguma trama principal ou paralela de uma novela. Isso não é novo, é muito antigo.

Há inspirações em filmes e peças nas novelas de Ivani Ribeiro [autora de Mulheres de Areia e A Viagem] e Janete Clair [autora de Irmãos Coragem, Selva de Pedra e Pecado Capital]“.

O escritor conclui dizendo que não vê essa dinâmica como uma crise na teledramaturgia, “não vejo dessa forma, porque isso sempre foi usado. É que hoje temos redes sociais que automaticamente alertam e chamam a atenção para tudo.

Sempre há alguém que viu alguma coisa, reconhece um trecho já visto anteriormente em filme ou série e o aponta. Hoje, tudo é mais evidente do que há 30, 40 anos, mas são coisas que já se fazem há 30, 40 anos. Hoje, como as séries têm grande alcance ao público, também servem de inspiração“.

você pode gostar também