Conectando épocas: Um homem com um iPhone em 1937? Entenda o burburinho da imagem viral

Seria uma viagem no tempo ou só coincidência?

Nos últimos dias, algumas imagens estão viralizando nas redes ao mostrarem quadros antigos com personalidades segurando celulares. Isso chamou muito a atenção das pessoas, porque, em teoria, esses povos não tinham nem como ter contato com esse tipo de tecnologia.

Isso acabou gerando inúmeras questões, inclusive que essas pessoas representadas poderiam ser viajantes do tempo. Mas será que isso é verdade? Será que teve uma galera que viajou para o futuro e conseguiu ser pego em pinturas?

É o que vamos tentar entender agora com uma explicação para você. Afinal, esse tipo de viral pode gerar dúvida e confusão. Então, para chegar a algum consenso, vamos explicar o que aconteceu.

Imagem viral revela índio segurando smartphone. Seria um viajante do tempo?
Foto: Fayer Wayer/Reprodução

Um indígena ou um viajante do tempo?

Essa imagem chamou muito a atenção nas redes sociais por mostrar um nativo segurando algo que parece ser um celular. Entretanto, para a tristeza de muita gente, não há uma explicação definitiva para isso.

O que se sabe é que isso é, na verdade, um mural. Chamado de Mr. Pynchon and the Settling of Springfield, ele conta parte da história dos Estados Unidos e é de muito antes da existência de um iPhone, cerca de sete décadas.

A obra é de um pintor chamado Umberto Romano e foi pintado em 1937. Ele se baseia em parte de relatos reais que aconteceram durante um encontro prévio antes da Guerra Revolucionária. Essa guerra aconteceu entre os membros de uma tribo nativa da Nova Inglaterra e os colonos ingleses.

Essa guerra ocorreu onde hoje é localizado Massachusetts e foi há cerca de 200 anos antes do advento da eletricidade. Ou seja, tem muito tempo até mesmo para um celular aparecer na história.

Mas então o que é aquilo que o indígena segura? Ninguém sabe dizer exatamente, o que deixa o mural de Romano um verdadeiro mistério. Você acha que pode ser um viajante do tempo ou uma grande coincidência? O curioso mural pode ser visto no Museu Postal dos Estados Unidos, no antigo Central Post Office de Springfield.

você pode gostar também