Um dos maiores sucessos do ano: saiba quanto custou a produção de ‘God of War Ragnarök’
Novo game da história de Kratos e Atreus é um dos melhores da franquia. Mas, para alcançar isso, foi necessário um grande investimento.
Desde a época do Atari, é impossível alguém dizer que não houve uma evolução gigantesca dos games. Antes, o que eram apenas alguns pixels flutuando pela tela agora tornaram-se verdadeiras obras de artes.
Inclusive, muitos cenários de games atuais possuem uma beleza maior que diversos filmes de cinemas. Porém, logicamente, para que isso seja feito, é necessário um enorme investimento.
Por sorte, com o grande aumento na quantidade de jogos e consoles, o aumento em suas vendas também foi inevitável. Apesar de logicamente existirem estúdios “indie” de jogos, que possuem menor investimento, ainda há estúdios enormes, que empregam milhares de pessoas e movimentam bilhões de dólares no mercado internacional.
Mesmo que você não seja muito ligado(a) no mercado dos games, é muito provável que tenha ouvido falar sobre as grandes empresas de jogos, sendo elas: Sony (PlayStation), Microsoft (Xbox) e Nintendo (Switch). Atualmente, essas são as empresas desenvolvedoras de jogos e consoles mais lucrativas no mundo, porém, além delas, há diversos estúdios que desenvolvem e produzem games.
Quanto custou o novo ‘God of War’?
Uma das franquias mais populares de todos os tempos é, sem sombra de dúvidas, “God of War“. Em 2018, o game recebeu uma continuação em que podemos ver o protagonista Kratos já mais velho e maduro após derrubar todo o panteão grego.
Nessa aventura, acompanhamos ele e seu filho Atreus em uma jornada para cumprir o desejo da falecida esposa de Kratos e mãe de Atreus.
O game foi indiscutivelmente um sucesso de crítica, público e vendas, levando então à sua continuação lançada no ano de 2022. A continuação recebeu como título “God of War: Ragnarök”, fazendo uma referência à morte do panteão nórdico, sobre o qual se passa a nova história.
Esse game, assim como o anterior, foi um enorme sucesso entre todos, e logicamente arrecadou muito no mercado internacional. Porém, poucas pessoas se perguntaram um dado muito importante: quanto custou esse novo game?
Vamos lembrar aqui que, além de todos os custos de desenvolvimento, há ainda o gasto com atores, que pode ser bem alto. Isso acontece porque o game conta com o sistema de captura de movimentos, além da dublagem dos personagens. Com isso, surgem os gastos para conseguir aplicar todas as novas tecnologias, assim como a otimização para que tudo funcione corretamente.
Sendo assim, o jornal britânico The Guardian publicou uma entrevista em que um dos executivos da Sony, Shunei Yoshida, revelou quanto foi aproximadamente o custo de produção de “God of War: Ragnarök”. De acordo com o dado, o custo desse novo game foi de aproximadamente 200 milhões de dólares.
Com certeza, o game teve um enorme custo de produção. Porém, logicamente a Sony sabia muito bem que esse valor seria mais do que justificável, afinal, como podemos ver agora, o jogo é um sucesso mundial.