Tudo igual? Animação de 'Papa-Léguas' tinha regras para o roteiro; veja quais eram

Quem já assistiu à animação 'Papa-Léguas' deve ter notado como os episódios se parecem, mas essa semelhança não é mera coincidência.

Se você já assistiu alguns episódios de “Papa-Léguas e Coiote“, provavelmente percebeu que todos os capítulos são bem semelhantes. Isso não é apenas uma impressão do espectador, pois, na verdade, o seriado tinha um padrão a ser seguido.

Desde a sua estreia nas telas em 1949, o desenho animado “Papa-Léguas e Coiote” conquistou gerações com sua ação frenética e comédia visual. No entanto, por trás das acrobacias exageradas e das tentativas sempre falhas do Coiote de capturar o esquivo Papa-Léguas, existia um conjunto meticuloso de regras que orientava cada episódio.

Estas regras, cuidadosamente incorporadas nos roteiros, serviram como a estrutura das hilariantes narrativas, estabelecendo um padrão que se tornou icônico na história da animação.

Regras que a animação ‘Papa-Léguas e Coiote’ tinha que seguir

Imagem: papeldeparede.etc/Reprodução

No livro “Chuck Amuck: The Life and Times of an Animated Cartoonist” (Chuck Louco: A Vida e os Tempos de um Cartunista Animado), Chuck Jones, criador de muitos personagens de “Looney Tunes”, compartilha uma lista de nove diretrizes que todos os episódios de Papa-Léguas deveriam seguir.

Essas regras abrangem diferentes aspectos, começando com a restrição de que o Papa-Léguas não pode ferir o Coiote, apenas emitir o seu característico “Beep-Beep”.

Além disso, as regras destacam que somente a incompetência e as falhas dos produtos ACME podem afetar o Coiote. Ele poderia desistir a qualquer momento se não fosse um fanático pela captura do Papa-Léguas.

As diretrizes para os episódios de “Papa-Léguas e Coiote”, estabelecidas por Chuck Jones, incluem o uso exclusivo de ferramentas da ACME, diálogos limitados ao “Beep-Beep!” do Papa-Léguas e cenários sempre na estrada.

A ação ocorre no sudoeste do deserto americano, e a comédia muitas vezes surge das falhas do Coiote devido à gravidade. Embora as versões de “Looney Tunes” tenham evoluído ao longo do tempo, esses princípios ainda orientam os animadores, refletindo o legado deixado por Chuck Jones.

Veja as regras estabelecidas por Chuck Jones para “Papa-Léguas e Coiote”:

Regra 1: O Papa-Léguas não pode machucar o Coiote, exceto ao fazer “Beep-Beep”.

Regra 2: Nenhuma força externa pode machucar o Coiote – somente sua própria inaptidão e falhas ao usar produtos da Acme.

Regra 3: O Coiote poderia parar a qualquer momento – se ele não fosse um fanático. (Repita: “Um fanático é aquele que redobra o esforço quando esquece seu objetivo.” – George Santayana)

Regra 4: Sem diálogos. Exceto pelo “Beep-Beep”.

Regra 5: O Papa-Léguas não pode sair da estrada. Isso é claro, afinal, ele não poderia ser chamado de Papa-Léguas se não fosse assim.

Regra 6: A ação deve se desenrolar no ambiente natural dos dois personagens – o deserto do sudoeste dos Estados Unidos.

Regra 7: Todos os materiais, ferramentas, armas ou conveniências mecânicas devem ser obtidos da Corporação Acme.

Regra 8: Sempre que possível, faça da gravidade o maior inimigo do Coiote.

Regra 9: O Coiote é sempre mais humilhado do que ferido em suas peripécias.

Foto: Reprodução

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