Trojan invade aplicativos e rouba dinheiro sem que você perceba

Alerta de segurança: vírus trojan invade aplicativos da Play Store para roubar dinheiro.

Nos dias atuais, infelizmente, os vírus para dispositivos móveis são uma ameaça cada vez mais comum e preocupante. Recentemente, foi identificado um vírus para o sistema operacional Android que vem causando uma série de problemas e prejuízos a usuários em todo o mundo.

Esse tipo de ataque cibernético não é novidade, uma vez que indivíduos mal-intencionados há muito tempo se aproveitam da vulnerabilidade e da falta de conhecimento de usuários da internet para realizar suas atividades ilícitas, seja roubando informações pessoais, financeiras ou mesmo causando danos aos dispositivos.

Portanto, com o aumento exponencial do uso de dispositivos móveis para acessar a internet e realizar transações financeiras, a ameaça de ataques virtuais tem se tornado cada vez mais grave e disseminada, o que exige dos usuários uma atenção redobrada e medidas de segurança mais rigorosas.

Foto: Brian A Jackson/Shutterstock

Um ‘trojan’ que rouba dinheiro

Recentemente, foi descoberto um trojan que vem causando preocupação entre os usuários de dispositivos móveis. Esse malware tem como alvo aplicativos da Play Store, loja virtual de aplicativos do sistema operacional Android, e age de forma furtiva, sem que o usuário perceba que o app foi invadido.

Trojan, ou cavalo de Troia, é um tipo de malware que se disfarça de software legítimo para enganar usuários e invadir sistemas, permitindo que hackers tenham acesso a informações pessoais, como senhas e dados bancários.

A forma de ação do vírus é simples: ele se instala em aplicativos legítimos da Play Store que, ao serem baixados pelo usuário, permitem que o vírus acesse informações do dispositivo.

Com essas informações, o trojan faz a inscrição na versão premium do aplicativo sem o conhecimento do usuário, utilizando as informações disponíveis na própria Play Store.

Essa situação pode gerar grandes prejuízos financeiros aos usuários, que acabam tendo suas contas bancárias e cartões de crédito debitados sem autorização. Além disso, o trojan pode causar danos ao dispositivo, deixando-o mais lento e vulnerável a outras ameaças virtuais.

Quais são os aplicativos afetados?

O vírus fez vítimas em países de todo o mundo, mas especificamente usuários da Malásia, Indonésia, Tailândia, Singapura e Polônia foram extremamente afetados com esse malware.

O Kaspersky, famoso programa de antivírus, divulgou uma lista dos apps que foram infectados, e que obviamente já foram removidos da loja.

  • Fingertip Graffiti;
  • GIF Camera Editor;
  • HD 4K Wallpaper;
  • Impressionism Pro Camera;
  • Microclip Video Editor;
  • Night Mode Camera Pro;
  • Photo Camera Editor;
  • Photo Effect Editor;
  • Beauty Camera Plus;
  • Beauty Photo Camera;
  • Beauty Slimming Photo Editor.

Ainda existe o alerta para outros aplicativos que não tiveram o vírus detectado.

você pode gostar também