Tradição e tecnologia: o fenômeno das lendas amazônicas na era da inteligência artificial

A inteligência artificial reinventou as lendas Amazônicas, mesclando narrativa, animação e elementos visuais digitais.

Na paisagem da comunicação na Amazônia, um novo capítulo se desenha, e sua protagonista é a inteligência artificial (IA).

Presente de diversas formas em nosso cotidiano, essa ferramenta é a peça central por trás de uma inovação, permeando esferas que vão desde assistentes virtuais em smartphones até algoritmos complexos.

Sucesso viral das lendas amazônicas impulsionado por IA

Em constante evolução, a IA se estabeleceu como uma aliada valiosa na sociedade, abrindo portas para o futuro digital.

A mente criativa por trás dessa empreitada é a dupla composta pelo designer digital amazonense Marcus Pessoa e a estudante de jornalismo Jussara Melo, ambos diretores do ‘No Amazonas é Assim’.

Responsáveis por todas as fases do projeto, desde curadoria de informações até edição e sonorização, eles conduzem essa fusão única entre lendas amazônicas e inteligência artificial.

“A fusão não só preserva, mas revitaliza nosso patrimônio cultural. Enxergamos como uma forma de enriquecer a conexão entre passado e futuro. O resultado é incrível! Cada elemento, cada história, cada imagem gerada e animada nos enche de alegria em ver como as ferramentas tecnológicas, se usadas corretamente, podem aumentar exponencialmente a qualidade de nossos trabalhos”, destaca Marcus Pessoa.

A série de ‘Lendas Amazônicas’ do ‘No Amazonas é Assim’ inicia sua jornada com a Lenda da Rasga Mortalha, mito regional envolvente e misterioso que continua a despertar aflição nos amazônidas.

O diferencial está na concepção do vídeo, totalmente realizada com inteligência artificial, revelando a força dessa ferramenta em todas as suas camadas.

“Envolvemos a inteligência artificial desde a simplificação do roteiro até a concepção da narração da lenda. Todas essas etapas têm o uso de ferramentas de IA.

É um processo de tentativa e erro, refinado até que consigamos passar para a IA o que queremos. Estamos produzindo algo único e visualmente incrível!”, conta Jussara Melo.

O ‘No Amazonas é Assim’ não apenas pavimenta um novo caminho na produção de conteúdo audiovisual ao incorporar a IA em todas as fases da criação, mas também oferece uma abordagem inovadora de lendas tradicionais, atualizando-as para o século XXI com uma roupagem tecnológica.

As histórias animadas até o momento incluem: ‘A Lenda da Rasga Mortalha’, ‘A Lenda do Peixe-Boi’, ‘A Lenda do Mapinguari’, ‘A Lenda do Boto Cor de Rosa’, ‘A Lenda da Caipora’ e ‘A Lenda da Vitória Régia’. Confira uma delas a seguir!

você pode gostar também