Tonelada$: Assalto ao Banco Central – Minissérie sobre um grande crime
Na minissérie, é nítido a aparição de muitos temas relevantes e promissores, contudo, infelizmente não houve exploração satisfatória neles
Uma das histórias mais popular no Brasil é referente ao assalto ao Banco Central. No ano de 2011, a história chegou a virar um longa-metragem e fez sua estreia no cinema.
Entretanto, nesta produção, o objetivo era mostrar a grandeza do ocorrido, entretanto a minissérie da plataforma de streaming Netflix, nomeada documental 3 Tonelada$: Assalto ao Banco Central, toma uma direção contrária quanto ao seu foco, mostrando que a tão extraordinária engenhosidade só resulta em tragédia.
Leia mais: Os Maiores Assaltos da História: Nova série de History Channel
Temos como primeiro capítulo da minissérie, três episódios. O primeiro aborda as investigações que nunca tiveram êxito, mas resultaram na prisão de dezenas de pessoas e na manifestação de uma rede criminosa muito mais profunda. Nos outros dois capítulos seguintes, o golpe é encarado como uma tragédia.
Em certo ponto da série, um dos entrevistados relata que, em determinado momento, o dinheiro se tornou uma maldição e a medida que os ladrões são presos, a minissérie documental expressa o conforto para alguns.
Todo o decorrer da história parece inacreditável. Ninguém está capacitado para encarar as consequências de roubar tanto dinheiro em um país afundado em problemas como o Brasil.
Além disso, já houve a especulação de que haveria envolvimento de criminosos internacionais – possibilidade descartada depois de um tempo. Contudo, nada impede da série utilizar esta informação ao seu favor.
Infelizmente, com a presença de um tom jornalístico controlador fica impossível de explorar nas imagens do arquivo, pois elas captaram a força de 3 Tonelada$, mais do que as próprias entrevistas e encenações.
Há uma cena, a qual pode ser considerada uma das mais interessantes da minissérie, onde um dos criminosos é apreendido dentro de casa e se dirige a esposa falando “fica calma porque a casa caiu”.
Diante do que podemos ver na minissérie, é nítido a aparição de muitos temas relevantes e promissores, contudo, infelizmente, não houve exploração satisfatória neles, dando a sensação de existe mais material a ser alcançado.
Além do mais, se o centro foi ir até o cerne do caso, a fim de revelar o real fracasso financeiro e emocional do ocorrido, 3 Tonelada$ conseguiu apenas flertar com esse assunto vez ou outra, sendo que ao decorrer da trajetória, tempo perdido com informações, mas não fazem proveito de uma ótima oportunidade para construir um bom material audiovisual.