TikTok: botão ‘Heating’ tem gerado bastante polêmica desde que foi descoberto
O TikTok é conhecido por dar espaço a diversos criadores de conteúdo na internet. Veja mais sobre o recurso 'Heating'!
O TikTok se tornou uma das redes sociais mais utilizadas ao redor do mundo. O sucesso é algo indiscutível, por isso a plataforma se tornou uma grande vitrine para os influenciadores e criadores de conteúdo. Porém, nem sempre é tão fácil se tornar um fenômeno na rede social e viralizar com seus vídeos.
Recentemente, o púbico descobriu que os funcionários conseguem escolher quais vídeos vão viralizar na rede social. Essa declaração pegou as pessoas de surpresa, pois muitos não sabiam que isso era possível. Em uma entrevista para a revista Forbes, Jamie Favazza, porta-voz da rede social, comentou um pouco mais sobre o assunto, inclusive, sobre um botão com nome “Heating“. Veja a seguir.
Funcionários conseguem tornar um vídeo viral no TikTok
Confirmou-se, então, que os funcionários americanos do TikTok têm o poder de escolher quais vídeos vão se tornar viral na plataforma. E isso por meio de um botão chamado “Heating” (“aquecimento”, em português. Desse modo, os funcionários conseguem promover os vídeos de que mais gostaram, a fim de transformá-los em conteúdos virais na rede social.
Esse botão faz com que o vídeo passe a ter mais força de engajamento. Com isso, o número de visualizações aumenta. Quando acionam esse botão, o vídeo em questão vai parar automaticamente na seção “For You” do aplicativo de seus milhões de usuários. Isso dá mais possibilidades de o vídeo se tornar um sucesso na plataforma.
Muitos acreditavam, antes dessa declaração, que essa seção do TikTok reunia os vídeos que tinham mais a ver com o usuário, ou seja, vídeos que, provavelmente, o usuário gostaria de consumir. Em outras palavras, acreditava-se que a “For You” fosse uma seção personalizada para cada usuário da plataforma, por meio da análise de seu consumo de conteúdos.
Esse botão, de acordo com as fontes ouvidas pela Forbes, existe por conta das marcas e dos influenciadores. Ou seja, para atrair determinadas marcas e criadores de conteúdo para a rede social. Assim, ao acionarem ele nos conteúdos, faz com que viralizem e, consequentemente, traz bons resultados para ambos os lados. Como se fosse uma moeda de troca.
Existe ainda um documento chamado TikToks “Heating” Policy. Segundo a Forbes, nele está a indicação de quando devem acionar o botão, em quais situações e com quem. O porta-voz da rede social, Jamie Favazza, explicou à revista como funciona essa política do botão “Heating”.
“Promovemos alguns vídeos para ajudar a diversificar a experiência de conteúdo e apresentar celebridades e criadores promissores à comunidade TikTok.
Apenas algumas pessoas, com sede nos Estados Unidos, têm a capacidade de aprovar conteúdo para promoção nos Estados Unidos, e esse conteúdo representa cerca de 0,002% dos vídeos em For You”, afirmou Favazza.
Apesar das explicações, essa notícia está gerando bastante polêmica por parte dos usuários e de criadores de conteúdo que não possuem uma relação tão próxima com a rede social.