‘The Last of Us’: Entenda o que são as dores de Joel no 6º episódio

Todos os domingos, a partir das 23 horas, novos episódios de 'The Last of Us' são disponibilizados.

Ataques de pânico podem ser comuns quando pessoas estão sob estresse extremo, seja por enfrentar dificuldades, seja por vivenciar experiências traumáticas. Isso é exatamente o que vemos no episódio de “The Last of Us” no qual Joel, personagem vivido por Pedro Pascal, aparece em alguns momentos se sentido mal e incapacitado.

Esse sentimento de pânico começou a se desenvolver quando Joel se aproximou de Ellie (Bella Ramsey). Ele desacreditou que seria capaz de protegê-la até chegar ao local no qual era preciso levá-la.

Esse momento foi comentado pelos showrunners da série, Craig Mazin e Neil Druckmann, enquanto estavam em um podcast, recentemente. E de acordo com eles, a série consegue transmitir mais facilmente o modo como Joel está se sentido do que nos jogos desenvolvidos pela Naughty Dog.

O estado emocional de Joel

Na visão de Craig Mazin, Joel não faz a mínima ideia do que está acontecendo com ele, mas isso é apenas um reflexo de seu estado emocional.

“O que está acontecendo é que Joel está tendo um ataque de pânico e não sabe por quê. É o seu corpo dizendo que você corre um perigo terrível, mas você não entende o porquê. Muito do que trata este episódio é Joel chegando a um acordo com o quão apavorado ele está de que ela vai morrer e vai ser culpa dele.” 

Acreditamos que a insegurança quanto ao medo extremo de falhar com Ellie venha, na verdade, de sua “falha” em proteger sua filha Sara, o que provavelmente lhe causou um grande trauma. Portanto, agora Joel acredita que está fadado a repetir o mesmo erro.

Mazin ainda faz uma analogia com a vida real, na qual ele compara o modo como vivemos e nos sentimos com o estado de Joel:

“Se você estiver prestando atenção, o que verá é que, quantas vezes Joel a ajudou, ele falhou com ela. E essas são as coisas em que ele habita. Como muitos de nós, se você tem um trauma central como Joel, as coisas que você faz bem são desconsideradas, mas você aumentará seus fracassos e tragédias até que eles ameacem subjugá-lo.”

Neil Druckmann ainda complementou afirmando que todos esses sentimentos que estão sendo potencializados por Joel acabam fazendo com que ele acredite ser muito melhor para a vida de Ellie que ela se afaste dele, uma vez que ele julga ser incapaz de protegê-la.

Toda essa situação tensa entre Joel e Ellie permite que a série foque em seus rostos. Desse modo, deixa bem claro o quanto eles estão angustiados. Isso faz até com que os espectadores sintam o mesmo por eles. Mas, nos jogos, transmitir essa sensação é muito mais difícil.

O 7º episódio de “The Last of Us” estreia no próximo domingo, a partir das 23 horas, no canal HBO e no streaming HBO Max.

você pode gostar também