Quem é você na ‘firma’? Testes de personalidade já são usados até em promoções

Testes baseados em trabalhos de Briggs e Jung movimentam uma indústria bilionária e são capazes de fazer empregadores tomarem decisões.

Durante um processo seletivo para trabalhar em uma grande empresa, é comum fazer pelo menos um teste de personalidade. Porém, você sabia que esses testes compõem uma indústria que movimenta cerca de US$ 2 bilhões de dólares ?

Essa estimativa foi feita pelo professor de psicologia e autor de “I, Human”, Tomas Chamorro-Premuzic, com base nas maiores empresas de testes de personalidade. Através desses testes, o indivíduo pode se ver de uma perspectiva diferente e a pessoa responsável pela avaliação pode conhecer melhor o candidato antes de tomar uma decisão.

Testes de personalidade no ambiente de trabalho remoto

Gerentes de empresas os consideram úteis e eficazes para equipes de trabalhadores que atuam de forma remota. Isso porque, já que os profissionais não se conhecem pessoalmente, através dos testes de personalidade é possível fazer perguntas relevantes para saber com quem estão lidando.

David Noel, vice-presidente sênior de recursos globais do Scotiabank, que usa um teste de personalidade chamado “Plum”, apontou:

“- A Covid abriu nossos olhos para o fato de que existem diferentes maneiras de trabalhar. Testes de personalidade podem fazer parte disso.”

Surgimento da indústria dos testes de personalidade

Foi em 1990 e início dos anos 2000 que os testes de personalidade ficaram em alta, logo no momento em que começaram a ser computadorizados. Desde então, é provável que mais de 100 milhões de pessoas ao redor do mundo façam testes psicométricos todos os anos.

Através deles, os empregadores avaliam o desenvolvimento pessoal do empregado e tomam até mesmo atitudes relacionadas à contratação e promoção. Os psicólogos estão atentos às mudanças necessárias em testes como esses, pois também precisam ser atualizados com certa frequência.

Todo cuidado é necessário

No entanto, é preciso estar atento à forma como os testes psicométricos estão sendo utilizados e observar os resultados gerados. Vale lembrar que o que uma pessoa responde em um teste pode ser diferente de como ela vai se comportar.

você pode gostar também