Testes com o real digital devem começar em breve; saiba mais

O Banco Central será o responsável por emitir e distribuir a nova moeda para a população.

Na última terça-feira, 14, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, comunicou que o início dos testes do projeto-piloto com o real digital ocorrerá em breve. O anúncio aconteceu na BTG Pactual CEO Conference 2023.

De acordo com o presidente do BC, o real digital é uma das primeiras iniciativas no processo de digitalização do balanço dos bancos nacionais. Dado que serão as primeiras beneficiadas, as instituições financeiras estão participando ativamente na elaboração do projeto.

A próxima etapa de digitalização dos bancos, de acordo com declarações de Campos Neto para o programa Roda Viva, é a união do real digital com o Pix e o Open Finance. Essa etapa está prevista ainda para 2023.

Cronograma de lançamento do real digital

As primeiras considerações para a criação do real digital começaram em agosto de 2020, com a formação de um grupo de estudos pelo Banco Central.

Em maio de 2021, além de desafios propostos para empresas, também foram publicadas as primeiras diretrizes para a moeda. Ainda naquele ano, o grupo de estudos estipulou a previsão do lançamento do real digital para 2023.

No ano passado, 2022, as primeiras “unidades” da moeda foram criadas, e ao que tudo indica, o projeto está no ritmo esperado para que se cumpra o cronograma de lançamento para este ano.

Mas, o que é o real digital?

Quando usamos a palavra “digital”, logo vem à mente a noção das criptomoedas, mas não é disso que se trata o real digital.

Primeiro, é importante entender que as criptomoedas, como o Bitcoin, são uma unidade monetária que é emitida e distribuída de forma descentralizada. Ou seja, as regras de autogestão são criadas pelos usuários sem a intermediação ou interferência de uma instituição, como o Banco Central.

Já no caso da moeda digital, se trata da versão virtual da unidade monetária oficial do Brasil. Elas terão os mesmos valores que as cédulas físicas de dinheiro, mas serão usadas somente em ambiente digital, como aplicativos.

E, diferente das criptomoedas, o real digital será regulado pelo Banco Central, de acordo com as regras que já existem para a política monetária brasileira. O BC também será responsável pela emissão e distribuição da moeda para a população, por meio das instituições financeiras como Nubank, Caixa, Bradesco, entre outras.

você pode gostar também