Terraplanista investe US$ 20 mil em estudo e comprova o oposto do que queria
Várias celebridades também são adeptas do terraplanismo.
O terraplanismo é uma teoria que defende que, na verdade, a Terra é um astro plano ao invés de esférico. Há um grande debate em plataformas, redes sociais, canais do Youtube e afins onde terraplanistas e os globalistas expõe argumentos e dados defendendo seus posicionamentos.
Um nome famoso no cenário a favor do terraplanismo é o youtuber Bob Knodel. Ele realizou um experimento com um giroscópio a laser para demonstrar que a Terra é, de fato, plana. Confira esse recorte do experimento disponível no Youtube:
No entanto, o experimento acabou por comprovar que a Terra é esférica. O experimento faz parte de um documentário, disponível na Netflix, que se chama ‘Behind the Curve’ (o título no Brasil ficou ‘A Terra é Plana’).
No documentário, Knodel e outros terraplanistas tentaram comprovar sua teoria, mas todos os experimentos demonstravam que a Terra é redonda. Sobre a experiência, Knodel explica:
“O que descobrimos é que, quando ligamos aquele giroscópio, descobrimos que estávamos captando um desvio. Uma deriva de 15 graus por hora. Agora, obviamente, ficamos chocados com isso: ‘Uau, isso é um problema’. Obviamente, não estávamos dispostos a aceitar isso, então começamos a procurar maneiras de refutar que estava realmente registrando o movimento da Terra”.
Justificativas e recursos dos terraplanistas
O documentário, que foi baseado em um estudo, contribuiu para que a teoria se tornasse ainda mais popular, apesar da rejeição da maioria das pessoas. O estudo foi encomendado por Knodel, que investiu quase 20 mil dólares na pesquisa.
Shaquille O’Neal, uma celebridade do basquete estado-unidense, é adepto do terraplanismo. O esportista argumenta que alguns fenômenos não são consistentes com os dados de que a Terra é esférica. Porém, os argumentos não são fundamentados em bases científicas e especialistas no assunto têm refutado os argumentos de O’Neal.
A antiga estrela do NBA argumenta que “dirijo de costa a costa e a Terra é muito plana para mim. Eu não subo e desço num ângulo de 360 graus”. Além disso, no podcast ‘The Kyle and Jackie O Show’, O’Neal deu o exemplo de um voo de 20hno qual ele “nunca foi em linha reta ou de cabeça para baixo”, para justificar a teoria de que a Terra é plana.