Teoria macabra sobre ‘Caverna do Dragão’ abala os fãs

Teoria inusitada sugere que os personagens da animação estavam mortos durante toda a série. Será que isso é verdade?

Um dos desenhos animados mais amados do Brasil, que deixou uma marca duradoura no país, foi, sem dúvida, “Caverna do Dragão” (“Dungeons & Dragons”). A série animada teve sua estreia em 1983 e chegou ao fim em 1985, com um total de 27 episódios distribuídos ao longo de três temporadas.

Por sua vez, a Rede Globo foi responsável por transmitir o programa criado por Kevin Paul Coates e produzido pela Marvel Productions em colaboração com a TSR, Inc., empresa responsável pelo renomado jogo de tabuleiro “Dungeons & Dragons”, no Brasil.

Em “Caverna do Dragão”, seis jovens aventureiros embarcam em um passeio de montanha-russa e, inesperadamente, são transportados para um mundo mágico e repleto de perigos.

Nesse cenário enigmático, cada um deles assume uma classe de personagem do jogo de RPG “Dungeons & Dragons”, recebendo habilidades únicas.

Agora, unidos, eles precisam colaborar para descobrir um caminho de volta para casa, enfrentando no processo criaturas mágicas, magos malignos e até mesmo um temível dragão conhecido como Vingador.

Apesar do grande sucesso no Brasil e no exterior, “Caverna do Dragão” chegou ao seu fim de maneira abrupta, sem um desfecho definitivo. Isso, naturalmente, deixou muitos fãs desapontados e com a mesma pergunta em mente: qual é o verdadeiro final de “Caverna do Dragão”?

Imagem: Reprodução

O verdadeiro desfecho de ‘Caverna do Dragão’

A terceira e última temporada de “Caverna do Dragão” chegou ao seu fim com o sétimo episódio, intitulado “The Winds of Darkness” (“Os Ventos da Escuridão”, em tradução livre).

No entanto, havia mais um episódio planejado para encerrar de vez a série, intitulado “Requiem” (“Descanso” ou “Repouso”), que seria o oitavo episódio da terceira temporada, mas que nunca foi produzido.

Em 2010, Michael Reaves, um dos principais roteiristas de “Caverna do Dragão”, disponibilizou em seu site oficial (que já não está mais disponível) o roteiro de “Requiem”. A divulgação do texto original finalmente concedeu aos fãs as respostas que aguardavam ansiosamente por anos.

Contrariando muitas teorias que afirmavam que os personagens da série estavam mortos desde o início e presos em algum tipo de purgatório, o roteiro mostrou que não se tratava de nada disso. Você pode ler o roteiro na íntegra aqui.

O roteiro de “Requiem” revela que os personagens embarcam em uma aventura final complexa, na qual são submetidos a tentações e enganos por parte do Vingador.

Anteriormente, o Vingador havia feito uma aposta com o Mestre dos Magos, na qual o vilão tentaria desviar os protagonistas do caminho certo, e o Mestre dos Magos deveria se recusar a ajudá-los.

Caso os heróis resistissem às tentações e permanecessem fiéis ao Mestre, o próprio Vingador se comprometeria a levá-los de volta para casa.

Após buscarem a ajuda do Mestre dos Magos e serem ignorados por ele, os personagens começam a duvidar de sua lealdade. Isso leva a divisões dentro do grupo.

Essa desconfiança cresce ainda mais depois que o Vingador afirma que o verdadeiro vilão que os impede de retornar para casa é o mago de cabelos brancos.

No entanto, o Mestre dos Magos mantém sua crença de que os heróis não sucumbirão às tentações e permanecerão leais aos ensinamentos que ele lhes transmitiu. E é exatamente isso que ocorre no final da história.

No desfecho da história, os heróis optam por confiar no Mestre dos Magos, o que desencadeia uma grandiosa batalha na qual diversos segredos voltam ao debate.

Primeiramente, é revelado que o Vingador é, na verdade, filho do Mestre dos Magos e se desviou do caminho correto ao seguir outro mestre maligno. Em seguida, torna-se claro que a verdadeira missão dos personagens era auxiliar o Vingador em sua jornada de redenção e guiá-lo de volta ao caminho do bem.

Os momentos finais de “Caverna do Dragão” introduzem uma certa ambiguidade, pois os heróis se deparam com uma última decisão: retornar para casa ou permanecer no mundo mágico.

Final alternativo

Para a surpresa de muitos fãs, em 2020, os admiradores da série, Ryan Nead e Marshall Hubbard, decidiram criar uma versão animada do final oficial de “Caverna do Dragão”. Assim, proporcionaram ao público o desfecho que há muito tempo se imaginava.

No entanto, na conclusão da obra da dupla, há uma diferença notável: os heróis optam, de fato, por retornar para casa, com exceção de Presto, o mago, que decide permanecer no reino mágico, tornando-se aprendiz do Vingador.

Assista ao último episódio de ‘Caverna do Dragão’ abaixo:

você pode gostar também