Surpreenda-se ao conversar com seu 'eu do futuro' através do Future You

Inteligência artificial do projeto foi desenvolvida no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

O progresso tão intenso da tecnologia tem possibilitado a criação de ferramentas inovadoras que têm o potencial de impactar positivamente a maneira como vivemos nossas vidas.

Um exemplo disso é o projeto Future You, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que visa incentivar as pessoas a refletirem sobre seu futuro por meio de conversas com uma versão mais velha de si mesmas.

Future You: como funciona?

O chatbot é alimentado por inteligência artificial simula uma versão envelhecida do usuário e transmite conselhos sábios com o objetivo de promover o pensamento a longo prazo e a mudança de comportamento.

Ao conversar com o seu “eu” de 60 anos, os indivíduos são confrontados com as consequências das escolhas que fazem hoje e são incentivados a tomar medidas para garantir um futuro mais saudável e próspero.

Você poderá conversar com sua versão mais velha através de um chatbot – Imagem: Future You/Reprodução

Uma das principais vantagens desse projeto é a criação de uma ligação emocional mais forte com o ‘eu’ futuro, o que tem o potencial de influenciar a tomada de decisões mais conscientes e equilibradas no presente.

Os ensaios envolvendo voluntários revelaram que as conversas com o chatbot reduziram a ansiedade e aumentaram a conexão com o “‘eu’ mais velho”, levando as pessoas a se comprometerem com metas e hábitos que promovem o bem-estar a longo prazo.

Ao criar uma imagem envelhecida digitalmente do usuário e basear-se em suas aspirações atuais, o chatbot é capaz de gerar memórias sintéticas plausíveis e contar histórias sobre uma vida bem-sucedida, incentivando assim a reflexão sobre o que realmente importa e as mudanças necessárias para alcançar uma existência mais gratificante.

Em um mundo onde o tempo passa rápido e as distrações são constantes, o projeto Future You surge como uma ferramenta inovadora que nos convida a olhar para o futuro com mais clareza e a agir de forma mais consciente no presente.

A conversa consigo mesmo aos 60 anos pode não só transformar a mentalidade sobre saúde, dinheiro e trabalho, mas também inspirar uma mudança profunda e significativa que beneficie não apenas a nós mesmos, mas também às gerações futuras.

Afinal, como diz o ditado, “o futuro pertence àqueles que se preparam para ele”.

você pode gostar também