Superlua Azul ocorrerá nesta semana; fenômeno não poderá ser visto pelos próximos 11 anos

Confira a data e o horário dessa maravilha da astronomia que poderá ser contemplada em todo o Brasil

Os fenômenos astronômicos fascinam a humanidade há séculos. Desde que a curiosidade despertou na mente humana, as pessoas têm olhado para o céu para observar as maravilhas fornecidas pela natureza do Universo.

É incrível como podemos presenciar eventos raros e impressionantes simplesmente olhando para cima. E nesta semana teremos uma oportunidade única de testemunhar um desses eventos: a Superlua Azul.

Essa ocorrência especial não acontece sempre, sendo ainda mais interessante pelo fato de poder ser vista a olho nu. No entanto, é melhor atentar para o horário e a data a fim de não perder essa experiência incrível e única!

Não perca a chance de se maravilhar com a Superlua Azul ainda neste mês

Foto: Nasa/Reprodução

A segunda e última Superlua do ano, também chamada de Lua Azul por ser a segunda Lua Cheia do mês, está prestes a acontecer. Isso ocorre devido ao seu ciclo, que pode repetir uma das fases no mesmo mês. A primeira ocorreu no início de agosto.

Agora, na reta final do mês, a Lua estará no ponto mais próximo da Terra que sua órbita pode alcançar, o que é chamado na astronomia de perigeu, deixando-a maior e mais brilhante.

A Nasa deixa as expectativas maiores ainda quando revela que, no caso de não presenciar o acontecimento, será necessário esperar mais 11 anos para vê-lo novamente, ou seja, apenas em 2034!

O fenômeno ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 30 de agosto, quando a Lua marca uma distância de 357,3 mil quilômetros do nosso planeta, estando cerca de 15% mais brilhante e 7% maior em nossa percepção.

Como ocorre o evento e em que horário podemos vê-lo?

Primeiramente, é importante entender os processos da órbita da Lua em torno da Terra. Sabe-se que, durante seu ciclo de 27,3 dias, o satélite natural passa por quatro fases: nova, crescente, cheia e minguante.

A Superlua, por sua vez, ocorre quando a Lua se aproxima do nosso planeta nos pontos mais próximos de sua órbita elíptica (oval). O aumento visível entre o ponto mais distante e o mais próximo é de cerca de 14% de sua magnitude.

De acordo com a astrônoma brasileira Josina Nascimento, do Observatório Nacional, unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o evento poderá ser visto em todo o planeta, sendo que, no Brasil, ocorrerá às 22h35min (horário de Brasília) do dia 30, podendo haver diferença nos horários de acordo com os fusos do país.

Então, marque o dia 30 de agosto em seu calendário, prepare seu telescópio ou simplesmente olhe para o céu noturno e desfrute dessa Superlua Azul!

você pode gostar também