Sucesso de 'Mario Kart' teria contribuído para o esquecimento DESTA franquia
Principal desenvolvedor de jogo de 20 anos atrás atribui seu esquecimento à franquia de corrida mais famosa do mundo.
O sucesso de “Mario Kart”, a famosa série de jogos de corrida da Nintendo, pode ser culpado pelo quase esquecimento de outra franquia da casa.
De acordo com Takaya Imamura, ex-desenvolvedor da Nintendo e responsável pelo personagem principal do game em questão, o motivo pelo qual o seu jogo não recebeu uma continuação há quase 20 anos é que “Mario Kart” já é extremamente bem-sucedido e não valeria o risco de investir em uma nova versão do seu jogo protegido.
Takaya não é o primeiro a reclamar de falta de investimento da Nintendo em relação a outros produtos da desenvolvedora, mas é o primeiro a proteger um jogo de que poucos lembram.
Batalha entre jogos de corrida
Em uma entrevista ao VGC, Imamura explicou que a popularidade de “Mario Kart”, que vendeu quase 50 milhões de cópias para o Nintendo Switch até novembro de 2022, é o principal fator que contribui para o esquecimento do seu jogo de corrida, o “F-Zero”.
Ele acredita que um novo “F-Zero” custaria uma fortuna e que Shigeru Miyamoto, um dos principais criadores da Nintendo, tem um apego especial a “Star Fox”, o que explica por que essa franquia recebe mais atenção do que “F-Zero”.
Imagem: IMDb/Divulgação
O primeiro jogo da série “F-Zero” foi lançado em 1990 e teve várias sequências, sendo a última delas “F-Zero Climax”, em 2004. Isso significa que os fãs estão sem um novo jogo da franquia há quase duas décadas.
Apesar disso, a Nintendo ainda mostra algum carinho por suas franquias antigas, lançando remakes, como “Super Mario RPG”, e sequências, como “Luigi’s Mansion 3”.
Curiosamente, a Nintendo não esqueceu completamente de “F-Zero”, pois “Mario Kart 8” recebeu um DLC inspirado no jogo e, em 2022, lançou “F-Zero X”, do Nintendo 64, na biblioteca do Nintendo Switch Online.
Essas são pequenas demonstrações de que a franquia ainda é lembrada pela empresa, ao contrário do que o desenvolvedor alega.
Por outro lado, “Mario Kart” continua sendo um grande sucesso, com sua jogabilidade divertida, personagens carismáticos e pistas emocionantes.
Atualmente, a série conta com diversos jogos lançados para consoles domésticos, portáteis, arcades e até mesmo smartphones e tablets.
“Mario Kart” já vendeu mais de 150 milhões de cópias em todo o mundo, consolidando-se como uma das séries mais influentes e populares da história dos jogos de corrida.
Enquanto os fãs de “F-Zero” continuam esperando por um novo jogo, “Mario Kart” continua atraindo jogadores de todas as idades e se mantendo como uma das principais franquias da Nintendo.
Resta saber se um dia veremos um retorno triunfal de “F-Zero” e se a série conseguirá reconquistar seu lugar de destaque no coração dos fãs.