Stan Lee revelou ter DETESTADO esta edição do Homem de Ferro

Stan Lee, o icônico criador da maioria dos personagens de sucesso da Marvel Comics, teve uma relação complexa com suas próprias criações.

Stan Lee é amplamente conhecido como o pai das criações mais amadas da Marvel. Mesmo após deixar a companhia, ele continuou sendo a figura emblemática da Casa das Ideias. No entanto, há uma história em particular que envolve o Homem de Ferro, a qual Stan Lee admitiu ter odiado intensamente.

Esse caso controverso foi revelado pelo Comic Book Resources, na Comic Book Legends Revealed. A situação remonta aos anos 1970, quando a Marvel estava em ascensão e Stan Lee começou a se afastar da escrita de quadrinhos para focar em atividades de marketing e expansão.

A nova guarda contra a velha guarda

Durante esse período, o escritor Roy Thomas assumiu o cargo de editor-chefe e precisou colocar novos talentos às equipes criativas em meio à expansão da Casa das Ideias. Foi assim que vários jovens escritores entraram em cena e revitalizaram a Marvel Comics nos anos 1980.  

No entanto, nem sempre as ideias dos jovens escritores se alinhavam com as da “velha guarda”, que era representada por Stan Lee. E foi nesse contexto que a carreira de Jim Starlin quase chegou ao fim no início.

Um desentendimento na criação

Jim Starlin, um dos novos talentos recrutados por Roy Thomas, estreou com uma história que apresentava o vilão Thanos, que se tornaria uma de suas maiores criações na Marvel. Por ter se saído bem, foi escalado para outro trabalho.

No entanto, ao colaborar com Steve Gerber em “Iron Man  #56″, Stan Lee expressou seu total desgosto pela história. De acordo com Starlin, em uma entrevista concedida a Jon B. Cooke, Stan Lee disse: “Isso é terrível”, e os demitiu imediatamente.

A razão do ódio de Stan Lee

Embora não saibamos a razão exata do ódio de Stan Lee pela história, podemos especular que tenha sido devido ao tom debochado e à arte obscura, ou talvez por fazer referência à EC Comics e “zombar” dos seus próprios personagens. As motivações exatas só podem ser conjecturadas.  

No final das contas, essa divergência criativa mostra que mesmo um gênio como Stan Lee tinha seus momentos de discordância. No entanto, seu legado na Marvel Comics permanece inegável e suas criações continuam a cativar gerações de fãs.

A relação de Stan Lee com suas criações nem sempre foi perfeita. O caso do seu ódio declarado por uma história do Homem de Ferro é apenas um exemplo do complexo relacionamento que ele tinha com o seu próprio trabalho.

No entanto, isso não diminui o impacto positivo que suas criações tiveram no mundo dos quadrinhos e na cultura pop como um todo. Stan Lee sempre será lembrado como um dos grandes mestres da narrativa visual.  

você pode gostar também