SpaceX tem plano ousado de lançar 5 megafoguetes ainda em 2023
SpaceX, de Elon Musk, quer entregar cinco grandes foguetes neste ano. No entanto, alguns pontos podem dificultar essa missão; entenda.
Por meio de sua conta no Twitter, o bilionário Elon Musk anunciou que a SpaceX pretende construir ao menos cinco foguetes com “cinco pilhas” completas para este ano, 2023. A título de conhecimento, dizer “cinco pilhas” significa que teremos cinco propulsores Super Heavy e cinco espaçonaves Starship no primeiro e no segundo estágios, respectivamente.
Para a empresa, o ano de 2022 foi de muitos testes com os seus protótipos. Sendo assim, nada mais justo de que este período dê margem para um grande lançamento ainda em 2023. Os planos são de acelerar a produção da fábrica da empresa, a Starfactory.
Veja mais informações sobre estes foguetes logo a seguir.
Foguetes produzidos pela SpaceX
A empresa de Musk é conhecida por sua velocidade na hora de desenvolver novos projetos. A questão é que muitos deles acabam não passando da fase de testes e terminam sendo descartados por causa de diversos problemas.
Para entregar cinco pilhas completas neste ano, a empresa deverá focar bastante nos seus novos protótipos e no ritmo de produção. A produção em massa da SpaceX só será vista positivamente quando ela transformar em um lançamento para o mercado.
Nesse cenário, os produtos Starship e Super Heavy trazem consigo muitas incertezas sobre as suas qualidades. Ainda não se sabe, por exemplo, se haverá algum Super Heavy disponível para ser lançado nestas novas naves produzidas.
A SpaceX também está produzindo uma plataforma de lançamento em Cabo Canaveral, na Flórida. A construção está passando por dificuldades de liberação, pois há necessidade de provar que este é um negócio seguro para o sul do Texas. Isto ainda pode demorar cerca de 12 a 18 meses para acontecer. Dependendo do andamento das coisas, até mais do que isso.
Depois da inspeção ambiental da Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA na Starbase, foi permitido o lançamento de, no máximo, cinco Starship por ano. Veja abaixo uma imagem protótipo de lançamento da SpaceX: