Fim das atividades: Sony anuncia fechamento de estúdio da PlayStation
Mesmo o sucesso de 'Concrete Genie' não foi suficiente para manter o estúdio.
A indústria de games e tecnologia está em constante inovação. Não é difícil vermos novas empresas surgindo ou fechando. Afinal, o mercado tem muita demanda, mas sofre com crises a todo momento, o que pode levar a cortes de gastos e o fim de muitos negócios.
E se você acha que isso se limita somente às pequenas instituições, saiba que a realidade é outra. A Sony, uma das maiores empresas de tecnologia, com grande fama no mundo dos jogos, anunciou o encerramento das atividades em um de seus inúmeros estúdios, o PixelOpus.
Encerramento de estúdio Sony para PlayStation
O PixelOpus foi aberto em 2014 e, logo em seu ano de estreia, já trouxe um game de ritmo que mistura uma bela arte visual com história filosófica cativante chamado “Entwined”.
Porém o jogo não foi tão bem recebido pelas críticas. Alguns diziam que não era cativante o suficiente para prender o jogador, mas que a experiência de jogá-lo valia a pena. A história é a de duas almas, a de um peixe e um pássaro, que se unem para se tornar um dragão grande e voador.
O último lançamento de sucesso do estúdio foi o renomado jogo de ação e aventura, de 2018, “Concrete Genie”. Como de costume dos desenvolvedores, o título conta com muita arte e foi muito bem aceito pela comunidade gamer.
A obra conta a história do garoto Ash e de suas pinturas que ganham vida. O interessante é que, dependendo da cor que o jogador escolher usar, personalidades diferentes são criadas.
Motivo do encerramento de PixelOpus
Dear friends, our PixelOpus adventure has come to an end. As we look to new futures, we wanted to say a heartfelt thank you to the millions of passionate players who have supported us, and our mission to make beautiful, imaginative games with heart.
We are so grateful! ❤️🙏 pic.twitter.com/rQO2Cgvhnq— PixelOpus (@Pixelopus) May 5, 2023
Com apenas dois títulos de sucesso lançados e mesmo em pleno desenvolvimento de um jogo para o PS 5, a Sony decidiu encerrar o PixelOpus, que fechará suas portas oficialmente no dia 2 de junho.
Frequentemente, esta corporação japonesa avalia os custos e entregas de seus setores, mantendo apenas aqueles que melhor se adequem aos objetivos da empresa.
Por isso, apesar de não ter dado uma explicação mais extensa, podemos pensar nos motivos do fechamento do PixelOpus de acordo com a filosofia da Sony.
O mais provável é que a decisão tenha sido pautada nas finanças, já que muitos dos investimentos da Sony acabam sendo cancelados para que a empresa continue a todo vapor no mercado e não tenha custos adicionais com projetos que serão pouco lembrados pelo público.