Snapdragon 8 gen 2 ou A16 Bionic: qual é o melhor processador para seu celular?

O melhor celular de 2022 é o iPhone 14 Pro Max. Com o processador A16 Bionic, veja quais as suas vantagens em relação ao Snapdragon 8 gen 2.

Não é novidade para ninguém que há anos os smartphones tornaram-se verdadeiros computadores portáteis, em que é possível fazer basicamente de tudo. As mais recentes evoluções, por sua vez, proporcionaram que fosse possível até mesmo realizar a edição de vídeos, que exigem muito da CPU, seja de computadores ou smartphones.

O mesmo acontece com os lançamentos dos portáteis da Switch e do Steam Deck, os quais demonstraram ao mundo que aparelhos “pequenos” podem emular e rodar os jogos que mesmo computadores excelentes podem sofrer para aguentar.

Uma boa parte dessa evolução foi dada através do desenvolvimento de chips capazes de executar uma grande capacidade de processamento.

Mas para os celulares, qual é esse chip? O mais famoso, e até o momento mais rentável chip de CPU para os smartphones é o Snapdragon. Trata-se de uma marca de processadores feitos pela Qualcomm.

Ao contrário de outros processadores, o Snapdragon é composto pela integração de diversas outras funções normalmente separadas em diferentes peças que compõem um celular.

Portanto, o mesmo oferece uma enorme qualidade e um maior espaço para hardware, permitindo que as montadoras consigam colocar mais funcionalidades em seus smartphones.

Snapdragon 8 gen 2 e sua contraparte do iPhone

Para aqueles que não sabem, a Apple produz independentemente todos os seus componentes, portanto, com o seu processador não seria diferente. O seu novo celular lançado em 2022, iPhone 14 Pro Max, foi considerado o mais potente do ano.

Isso pois o seu processador A16 Bionic, de seis núcleos, possibilita um processamento 13% mais veloz que o seu equivalente no mercado.

Apesar da enorme capacidade de processamento presente no smartphone, considerado por alguns como o melhor de 2022, ainda assim o A16 Bionic perde para o Snapdragon 8 de segunda geração. Afinal, a sua função de GPU (Graphics Processing Units – Unidade de processamento gráfico) não recebeu grande evolução técnica pela Apple, o deixando atrás do processador da Qualcomm nesse sentido.

Por seu enfoque na evolução do processamento gráfico para os portáteis, o Snapdragon continua se destacando desde sua criação, sendo considerado por muitos especialistas a melhor opção para quem deseja um celular com capacidade para jogos ou edição de vídeos.

Apesar da diferença vista na velocidade de processamento de um smartphone para o outro, o Snapdragon ainda lidera a preferência dos usuários, considerando que oferece uma média de FPS (Frames per Second – Quadros por segundo) maior.

Para os jogadores não é necessário explicar o que isso significa, mas para os leigos, o FPS irá definir a qualidade com que as imagens aparecem em sua tela, de forma que não se perca nenhum segundo de movimentação. Isso é essencial para jogos competitivos de tiro, por exemplo.

você pode gostar também