Você sabe o que significa ‘Dumbledore’? Conheça a verdadeira origem do nome
Tudo foi devidamente pensado e colocado lá com um propósito.
O mundo criado por J. K. Rowling, a escritora de “Harry Potter”, conseguiu atingir muitas pessoas. E não é à toa que, recentemente, o universo recebeu o game de sucesso, chamado “Hogwarts Legacy“, que é voltado a PS5, PC e Xbox Series X/S e em breve será adaptado para mais consoles.
No entanto, se analisarmos o conteúdo dos livros e dos filmes desenvolvidos nos anos 2000, notaremos que todos os detalhes que compõem a história possuem um significado e não estão lá por mera coincidência. Pelo contrário, há realmente uma razão para estarem ali!
Nesse sentido, o nome dado a um dos personagens mais relevantes da produção também segue essa linha. Isso significa que a escolha não aconteceu simplesmente porque J. K. Rowling conhecia alguém com esse nome ou o inventou.
E aqui nós estamos falando sobre o professor Alvo Percival Wulfrico Brian Dumbledore, mais conhecido como Dumbledore, apenas. Ocorre que esse sobrenome não foi escolhido em vão, por isso trouxemos até você algumas informações que motivaram a escritora a nomeá-lo assim.
E se você é um potterhead (nome dado aos fãs da franquia de “Harry Potter“), mas ainda não sabe nada sobre esse mistério, continue lendo e fique por dentro de tudo!
Afinal, por que o nome escolhido foi Dumbledore?
Quem revelou o mistério a respeito da escolha do nome de Dumbledore foi Jean-François Ménard, o tradutor responsável por escrever a obra em francês. E, segundo ele, a palavra “dumbledore” significa “abelha”, em outro dialeto inglês, o qual já caiu em desuso.
O nome foi tirado de uma das produções escritas por Thomas Hardy, “The Mayor of Casterbridge”, na qual acompanhamos a história de uma personagem que gosta de usar um vocabulário diferente, o que deixa seu pai muito irritado.
No entanto, no contexto em que Hardy vivia, “dumbledore” era uma palavra que se referia a “bumblebee”, isto é, zangão. Ou seja, J. K. Rowling decidiu colocar esse nome no personagem porque ele possuía grande semelhança com o animal.
Afinal, ele estava sempre em volta, indo de aluno em aluno, atento a tudo o que estava acontecendo. Além disso, ele sempre aparece no lugar certo e na hora certa, não é mesmo?