Shadow of the Colossus | 16 anos depois jogo ainda é referência

O lendário jogo lançado há 16 anos, Shadow of the Colossus provou que pular nas costas de colossos gigantes não sai de moda.


O jogo foi lançado como uma prequela e sucessor espiritual de seu sucesso cult Ico. Com um plano de marketing agressivo da Sony , Shadow of the Colossus se tornou um best-seller através dos anos, bem merecido, ganhando um lugar especial na história dos videogames e no coração dos gamers.

Parte do sucesso do jogo, se deve a sua linda arte. Mesmo sendo anunciado como uma aventura de ação, Shadow of the Colossus não segue os jogos do gênero. Não existem grandes labirintos, inimigos em turmas para eliminar ou um elenco esmagador de personagens de apoio. O jogo foca em tocar o lado emocional dos gamers.

A história em Shadow of the Colossus

O protagonista Wander é um jovem com um objetivo imparável – ressuscitar uma garota chamada Mono. A história começa com o protagonista entrando na Terra Proibida para falar com a estranha entidade Dormin.

Dormin concorda com a ressurreição com a condição de que Wander mate 16 colossos, cada um com uma fraqueza (que precisa ser descoberta) e estilo de luta únicos. Equipado com uma espada antiga, a única arma capaz de matar os gigantes, Wander embarca em sua busca.

O protagonista do jogo Wander

A jogabilidade é simples e os os colossos atuam como”chefes do nível”. O medidor de resistência de Wander adiciona um elemento extra de dificuldade. Os jogadores só podem escalar ou pendurar por algum tempo antes de drenar a resistência de Wander. Cada gigante blindado tem um ponto vital que Wander deve descobrir e perfurar.

A música ambiente é incrível e a atmosfera melancólica de Shadow of the Colossus destacam a escuridão da Terra Proibida.

Desde o início Shadow of the Colossus chamou a atenção da crítica, ganhando muitos prêmios, incluindo Melhor Design de Personagens, Melhor Design de Jogos, Melhor Artes Visuais e Jogo do Ano. Os leitores da PlayStation Official Magazine elegeram-no como o 8º maior título PlayStation já lançado.

Shadow of the Colossus foi citado como uma influência para muitos videogames de sucesso, como God of War e suas sequências. Enquanto outros lançamentos, incluindo Titan Souls e The Legend of Zelda: Breath of the Wild, continuaram a dar crédito ao título aclamado pela crítica mais de uma década depois.

O diretor de cinema Guillermo del Toro também citou Shadow of the Colossus e Ico como “obras-primas” para inspiração.

Toda a atmosfera envolvente de Shadow of the Colossus mantém o seu legado duradouro. O sucesso de muitos jogos de fantasia modernos foi alcançado ao se apoiar nos ombros desse gigante.

O SIE Japan Studio e o Team Ico são especialistas em trazer magia à vida sem exageros. A jogabilidade minimalista de Shadow of the Colossus é um excelente exemplo de menos é mais. Afinal, uma boa história é atemporal.

Para aqueles que procuram nostalgia ou uma introdução ao universo de prender a respiração, Shadow of the Colossus foi remasterizado recentemente como um relançamento em HD para a PlayStation 4.

você pode gostar também