Seu cão consegue entender o nome dos objetos, diz estudo

Pesquisa feita por universidade na Hungria chega a resultado impressionante sobre a capacidade de compreensão dos cachorros.

Os cachorros são mais inteligentes do que a gente imagina. Em artigo científico publicado recentemente na revista Current Biology, isso ficou ainda mais evidente.

A pesquisa descobriu que os cães são capazes de reconhecer os nomes de itens que eles ouvem com frequência. A essa relação, os cientistas dão o nome de “compreensão referencial”.

Até pouco tempo, acreditava-se que animais não teriam tal capacidade, mas a nova pesquisa, feita por integrantes do Laboratório de Neuroetologia da Comunicação da Universidade Eötvös Loránd de Budapeste, na Hungria, provou o contrário.

Acompanhamento da atividade cerebral dos cães

O seu cachorro entende as palavras e os nomes dos objetos? – Foto: Reprodução

Para evitar a interferência de distrações e fazer uma análise precisa dos cachorros, os cientistas decidiram monitorar a atividade cerebral deles usando eletroencefalograma (EEG).

A ideia era verificar se os animais conseguiriam entender as palavras em ambiente calmo, sem estímulo visual, de imediato.

No exame feito com os cachorros, os pesquisadores pronunciavam primeiro as palavras e, em seguida, mostravam ou não os objetos correspondentes.

A intenção, nesse caso, seria avaliar uma possível alteração no grau de expectativa dos animais por visualizar o objeto a que se referia ao termo pronunciado.

Os cães foram colocados em um tapete com eletroencefalograma e, ao mesmo tempo, os donos ou pesquisadores diziam frases e nomes de objetos.

O teste detectou que eles olhavam para os objetos mencionados, após alguns milésimos de segundos — entre 200 e 600 milissegundos.

Estudo usou cães não treinados

Outro cuidado para evitar qualquer interferência na pesquisa foi optar por cachorros que nunca foram treinados.

Com isso, o estudo avaliou animais mais próximos da realidade, evidenciando, portanto, que a compreensão referencial faz parte da espécie canina.

Os cientistas pontuam, no entanto, que o ambiente atual e a realidade vivenciada pelos cães de hoje fazem deles mais evoluídos do que os cachorros do passado.

Com tantos objetos e artifícios de linguagem, é possível, segundo os cientistas, que isso tenha gerado efeito no desenvolvimento da compreensão cerebral dos pets.

você pode gostar também