Serviços online para o 3DS e Wii U tem data de encerramento anunciada
A Nintendo definiu a data para desligar serviços online dos consoles 3DS e Wii U. Confira todos os detalhes e como vai impactar os usuários!
A Nintendo confirmou que vai desligar os serviços online para seus consoles 3DS e Wii U neste ano de 2024. A desativação impactará diversas funcionalidades, incluindo jogos cooperativos online e avaliações de jogadores.
Despedida aos serviços online da Nintendo
Os serviços online do Wii U e 3DS serão desativados em abril – Imagem: Nintendo/Reprodução
O comunicado oficial da Nintendo valida o encerramento dos serviços online para os consoles 3DS e Wii U.
Tal decisão já havia sido anunciada pela empresa no ano passado, preparando os usuários para as mudanças que estavam por vir. O encerramento será em 8 de abril de 2024.
Para os usuários que ainda usam os consoles 3DS e Wii U, a Nintendo fornece orientações essenciais.
Até 11 de março, aqueles que possuem fundos não utilizados em suas contas Nintendo Network ID são aconselhados a gastá-los ou vinculá-los a uma conta Nintendo.
Isso possibilitará o uso desses fundos para adquirir conteúdos no Nintendo Switch, mesmo que não tenham o console.
Impacto nos serviços online
Essa desativação afeta os jogos cooperativos, rankings e distribuição de dados, assim trará mudanças consideráveis na jogabilidade dos usuários dessas plataformas.
Porém, é importante destacar que recursos locais, como o amado StreetPass, ainda permanecerão ativos.
O Pokémon Bank e o Poké Transporter também resistirão ao desligamento, por enquanto, mas a Nintendo alerta que o suporte a eles pode ser encerrado no futuro.
O Wii U, embora não tenha alcançado o sucesso de outros consoles Nintendo, registrou cerca de 13 milhões de unidades vendidas.
Por outro lado, o 3DS, lançado em 2010, conquistou uma base de fãs mais ampla, atingindo a impressionante marca de 75 milhões de unidades vendidas entre 2010 e 2020.
Continuidade do StreetPass e mudanças na Nintendo eShop
Com o desligamento batendo à porta dos serviços online, a Nintendo esclarece que o StreetPass continuará ativo, aproveitando a comunicação local. Contudo, o SpotPass, dependente de comunicação online, será afetado.
Além disso, a eShop, fechada no ano passado, não permitirá novas compras, mas os usuários ainda poderão baixar atualizações de softwares já adquiridos.