Semana de 4 dias de trabalho caiu nas graças dos colaboradores; descubra a razão!
Os funcionários estão realmente felizes com o novo formato de trabalho.
A semana de quatro dias de trabalho é um assunto que vem gerando inúmeras discussões na internet. Muitas pessoas defendem o novo modelo de emprego e alguns estudos mostram suas vantagens.
Mas, por que essa nova jornada de trabalho já caiu nas graças dos colaboradores? É isso que vamos explicar. O assunto pode parecer um pouco complexo, mas informações e pesquisas práticas ao redor do mundo já apresentam as razões para que mais empresas comecem a adotar esse estilo.
Por que os colaboradores gostam da ideia de trabalhar 4 dias?
Há quem pense que é apenas pura preguiça, mas o raciocínio começa na lógica de trabalhar menos: em uma semana de trabalho com apenas quatro dias, você terá três para descansar. Em tese, seu final de semana começa na sexta e não no sábado, como é bem comum acontecer.
Sendo assim, o funcionário tem mais tempo para lazer e cuidar de si mesmo. Isso dá um empurrão no bem-estar do colaborador, que vai se sentir ainda mais acolhido e sua proatividade pode aumentar mais.
Além de que a pessoa terá mais tempo para cuidar da sua saúde. Afinal, quantas vezes você já pensou “queria ter um dia só para resolver pendências médicas”? Pois é.
Outro ponto que a semana de 4 dias ajuda bastante é nos relacionamentos dentro da empresa. Com funcionários mais dispostos e apoiados, além de estreitar relações de forma eficiente com os colegas de trabalho, os resultados tendem a ser mais positivos porque as pessoas querem se ajudar.
E isso não é vantagem apenas para os colaboradores, já que a empresa também colhe seus frutos. Já que com as pessoas em proatividade, a empresa consegue render ainda mais.
O estudo que aponta essas melhorias aconteceu entre junho e dezembro de 2022, mostrando os resultados positivos da aderência à jornada de quatro dias de trabalho. Além disso, 92% das empresas que adotaram esse método disseram que vão continuar com o formato.
Entretanto, ainda há quem diga que isso pode ser prejudicial para o colaborador, pois ele vai receber menos. Aí é que você se engana, porque esse formato de jornada de quatro dias de trabalho funciona da seguinte forma: 100-80-100. Ou seja, você recebe 100% do seu salário, para trabalhar 80% do tempo e com 100% das suas tarefas.
Ou seja, não há reduções para o colaborador, que pode trabalhar tranquilamente e garantir seu salário cheio ao final do mês. Interessante, não é mesmo?