Sem fake news: 5 astros que muita gente pensa que são planetas, mas não são
Conheça astros celestes que nem sequer são planetas, mas, mesmo assim, ganharam destaque no mundo da Astronomia como se fossem.
Ah, o espaço! Esse vasto Universo cheio de mistérios e, às vezes, planetas que nunca nem existiram de verdade e acabam nos enganando…
Falar sobre a imensidão do Universo é algo que instiga a curiosidade de muita gente.
A seguir, vamos explorar e desvendar um lado mais ‘fake news‘ do cosmos, conhecendo cinco planetas que muitos pensam ser planetas, mas não chegam nem perto dessa classificação, segundo a Astronomia.
5 astros que muitos pensam serem planetas, mas não são
1. Plutão

Em 1930, o astrônomo Clyde Tombaugh descobriu Plutão, então considerado o nono planeta do nosso sistema solar.
No entanto, em 2006, a União Astronômica Internacional decidiu que Plutão não possuía os requisitos necessários para ser considerado um planeta e rebaixou-o à categoria de planeta anão.
2. Nibiru

Sabe o Nibiru? Aquele planeta gigante que, segundo o escritor Zecharia Sitchin, supostamente causaria um caos na Terra a cada 3,6 mil anos? Pois bem, há um detalhe importante: Nibiru nunca foi encontrado, nem mesmo pela NASA.
Em 2012, junto com o pânico do fim do mundo, surgiu a história de que Nibiru apareceria aqui na Terra. A NASA desmentiu essa notícia.
3. Phaeton

Quem nunca ouviu falar de Phaeton, o suposto planeta que ficaria entre Marte e Júpiter? Pois é, Giuseppe Piazzi até achou que tinha descoberto algo em 1801, mas encontrou apenas Ceres.
Mais tarde, Heinrich Olbers acreditou que Ceres e Pallas fossem partes de um mesmo planeta, mas Phaeton não passou de um mal-entendido.
4. Planeta X

Você já ouviu falar do Planeta X ou Planeta Nove? Muitas pessoas acreditam que existe um astro escondido no Sistema Solar, realizando uma órbita de aproximadamente 15 mil anos em torno do Sol.
Apesar de nunca ter sido confirmado, os cientistas estão ansiosos para provar sua existência. Quem sabe, nos próximos anos, com a ajuda de telescópios mais avançados, possamos descobrir se é verdade ou apenas mais uma lenda cósmica.
5. Vulcano

Urbain Le Verrier, o mesmo astrônomo que previu a existência de Netuno, decidiu buscar um planeta entre Mercúrio e o Sol.
Afinal, Mercúrio apresentava movimentos anômalos, e ele suspeitava que houvesse um planeta desconhecido influenciando sua órbita.
Daí surgiu Vulcano, o hipotético planeta que causaria rebuliço na órbita de Mercúrio. No entanto, até agora, ninguém encontrou vestígios desse planeta perdido.