Brasil no Oscar: 6 filmes nacionais que já foram indicados à premiação
Clássicos nacionais como ‘Cidade de Deus’ e ‘Central do Brasil’ já concorreram a premiação.
Vem Oscar, sai Oscar e cadê o Brasil trazendo uma estatueta para casa? Calma! Não é por falta de talento. Não só as produções, mas atores e filmes brasileiros são reconhecidos pela sua qualidade e inventividade.
Que o Brasil exporta talento, isso é fato. Wagner Moura, por exemplo, esteve em uma das animações que foram indicadas ao Oscar 2023: “Gato de Botas 2”. Porém, onde estão as honras nacionais na maior premiação cinematográfica do mundo? Como diria Cazuza: “Brasil, mostra a tua cara!”.
Como relembrar é viver, fizemos uma lista com seis filmes nacionais que já foram indicados alguma vez ao Oscar. A partir disso, aproveite para conhecer e prestigie produções audiovisuais nacionais.
6 filmes nacionais que já foram indicados ao Oscar
Fizemos uma lista com menções honrosas de filmes brasileiros que chegaram perto de trazer um careca de ouro para casa e deixaram sua marca de participação na premiação.
Com base nisso, já dá para perceber que a Academia Brasileira geralmente preza por indicar produções que retratem realidades nacionais ou que estimulam discussões sobre esse tema.
Então, vamos ao primeiro:
- 1963: ‘O Pagador de Promessas’
O longa de Anselmo Duarte concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (premiação que agora é chamada de “Melhor Filme Internacional”).
Apesar de não ter vencido no Oscar, essa é a única produção do Brasil que já levou o Palma de Ouro, do Festival de Cannes.
Você pode assistir a este filme no Globoplay.
- 1999: ‘Central do Brasil’
Esse longa concedeu a Fernanda Montenegro a oportunidade de a atriz fazer seu nome da atuação nacional na premiação.
Dessa forma, por sua atuação em “Central do Brasil”, ela concorreu ao prêmio de Melhor Atriz do Oscal. Além disso, o filme também concorreu à categoria de Melhor Filme Internacional.
Você pode assistir ao longo pelo Globoplay.
- 2001: ‘Uma História de Futebol’
Como é de se esperar, o Brasil não poderia deixar de falar sobre futebol nas telas. Esta produção, de Paulo Machline, conta momentos da infância do rei Pelé, narrada por um amigo.
O filme concorreu à categoria de Melhor Curta-metragem em live-action. Este filme está disponível gratuitamente no Vimeo do cineasta.
- 2004: ‘Cidade de Deus’
Sem sombra de dúvidas, este filme se tornou um clássico nacional por narrar o contexto social das favelas do país. Não somente pelo assunto, que, por si só, já é delicado, mas a forma de organizar a narrativa e a fotografia também foram inovadoras.
Tanto é que essa produção é disparada a que recebeu mais indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Diretor para Fernando Meirelles, Melhor Roteiro Adaptado para Bráulio Mantovani, Melhor Edição para Daniel Rezende e Melhor Fotografia para César Charlone.
Você pode assistir a este filme no Globoplay.
- 2016: ‘O Menino e o Mundo’
Prova de que o feijão com arroz não dá errado, “O Menino e o Mundo” carrega um pouco da narrativa de descobrimento e passagem da infância a vida adulta.
A obra rendeu ao Brasil uma indicação à categoria de Melhor Filme de Animação para Alê Abreu.
Assim como o título anterior, este você também pode assistir via Globoplay (plano Canal Brasil).
- 2020: ‘Democracia em Vertigem’
A última indicação, e a mais recente, diz respeito ao Oscar de 2020, com o filme de Petra Costa. A produção mostra os bastidores do processo de impeachment de Dilma Rousseff, ocorrido em 2016.
A obra concorreu ao prêmio de Melhor Documentário do Oscar.
Onde assistir: Netflix
Por fim, conta pra gente: você já conhecia algumas dessas produções? Ficou com vontade de assistir a alguma? Compartilhe suas impressões nos comentários!