Seis atitudes que danificam nossos consoles

Você cuidado do seu console? Para os gamers, é essencial a atenção com o seu videogame ,por isso, separamos uma lista de dicas!

Assim como qualquer aparelho eletrônico, os consoles contam com uma vida útil que varia de acordo com os cuidados de preservação tomados pelo dono. O modelos como PS4PS5Xbox OneXbox Series S/X e Nintendo Switch podem alcançar uma vida útil mais longa, se tomadas as precauções corretas, por exemplo não desligar o aparelho durante suas atualizações e também não colocar o console em espaços fechados e sem a devida ventilação. Visando ajuda-lo a preservar seus consoles, reunimos seis dicas que valem para todos os modelos de videogames.

Leia mais: Notebook gamer: 4 opções para quem não quer gastar muito

Não coloque objetos em cima

Seguir as recomendações do fabricante, parece lógico, mas não colocar objetos sobre os consoles pode evitar que o videogame sofram acidentes fatais como derrubar algum líquido sobre e oxidando as placas internas e inutilizando o videogame. Outros aparelhos podem danificar a vida útil do seu console no médio e longo prazo como antenas de televisão ou notebooks.
Por isso, é de suma importância que se evite a utilização de consoles como apoio, por mais que pareça lógico quando for organizar a prateleira ou mais prático para deixar os aparelhos mais próximos. Portanto, se a intenção é prolongar a vida do seu console, é melhor prevenir.

Evite mantê-lo em espaços fechados

Um ambiente com ventilação adequada é fundamental para que o aparelho tenha uma duração maior. Desse modo, não devemos colocar os aparelhos em prateleiras fechadas ou próximos a parede, evitando que a circulação de ar seja prejudicada. Isso porque evita o superaquecimento do sistema.
Outro ponto para tomar a devida atenção é observar os locais de saídas de ventilação para evitar que seja bloqueada de outras maneiras. Portanto, com essa observação é possível determinar se a forma mais indicada para aquele local é deixar o videogame na horizontal ou na vertical. E também checar se a refrigeração do console está entrando em contato com a ventilação de outro eletrônico.
Apesar de existir essa necessidade de ventilação, os consoles não podem ser expostos ao sol e muito menos à chuva. Quanto menor o teor de umidade, melhor será a preservação.

Não desligue durante atualização

Como o próprio vídeo game costuma avisar ao usuário sobre os perigos de desligar o console durante uma atualização, visando evitar problemas com o disco rígido, como o rompimento dos dados. Assim, o processo de atualização do sistema deve ser feito cuidadosamente. A interrupção da atualização não resultará em um problema instantâneo, porém vale à pena tomar esse cuidado para que não seja necessário lidar com eles no futuro.

Nunca conecte direto na tomada

O risco de queimar o eletrodoméstico ao liga-lo direto na tomada, é maior. Isso, pois, as quedas de energia submetem os aparelhos a picos de eletricidade que o aparelho não tem a capacidade de absorver e acaba danificando. Desse modo, alguns produtos são indicados para fazer a prevenção de eletrônicos queimados, e um exemplo é os nobreaks e filtros de linha.
Os nobreaks protegem os dispositivos de oscilações, pois ele regula a voltagem e a pureza da energia.

Não transporte com CD no leitor

Visando a conservação do console e dos jogos em CD, a recomendação das empresas fabricantes é sempre que for transporte o console, retirar o jogo do interior. Isso, pois, quando há movimentação do console, há também uma movimentação do disco Blu-Ray no dispositivo. Assim, o jogo poderá acabar arranhando.
Essa recomendação é válida para todos os consoles que tenham capacidade para receber mídia física em formato de CD, como trata-se das versões de consoles da última geração como Playstation5 e Xbox Series X.

Não desbloqueie para baixar jogos de graça

Mesmo que o desbloqueio de videogames seja uma proposta tentadora no Brasil, o que possibilitaria o download de jogos e aplicativos pirateados gratuitamente, essa opção não é vantajosa para o usuário. Essa opção submete o consola a um processo que não é confiável, visto que as empresas que produzem os consoles não realizam oficialmente. E também, porque seu console perde a garantia.

É provável que após o desbloqueio, o console perca a capacidade de se conectar a uma rede, incapacitante a novas atualizações, de permitir o acesso a lojas físicas e também problemas para excluir jogos.

Portanto, o videogame ficará limitado em relação ao bloqueado. Pode gerar problemas em cascata e por como não há mais garantia, se tornará um investimento perdido.

 

 

você pode gostar também