“Se7en” provocou uma breve temporada de filmes de terror cristãos?
Entenda qual foi a influência de "Se7en" no universo Hollywood e fora dele e como essa influência se manifestou numa onda de filmes e séries.
David Fincher criou um thriller que é vastamente tido como um dos melhores dos últimos anos. Seu roteiro se mostrou apertado; a cinematografia, lisa; temas trágicos e performances, impecáveis acabaram por entrar para a história do cinema, inspirando outros incontáveis cineastas a explorar o tema “meditações sobre o mal” semelhantes.
As estrelas foram Brad Pitt e Morgan Freeman, como sendo dois detetives durões que patrulhavam uma metrópole sem nome. Eles logo entram em um caso no qual um assassino chamado John Doe estava “pregando” (julgando quem devia matar) através dos Sete Pecados Capitais.
A trama complexa presente em “Se7en” e seus personagens muito convincentes foram capazes de influenciar inúmeros outros thrillers de detetive e alguns filmes de terror nos posteriores. O thriller de Denzel Washington produzido em 1998, “Fallen” seguia um policial em busca de um serial killer apocalíptico, aquele mesmo que usou de enigmas e símbolos relacionados à demonologia como formas de mensagem, para assim, abalar o psicológico de nosso herói.
Bill Paxton, no ano de 2000 dirigiu seu thriller psicológico chamado “Fragilidade”, que acabou por nos desafiar quanto às nossas percepções sobre aqueles que são “comandados por Deus” para fazer coisas abomináveis.
Esses dois filmes em conjunto com vários outros desta época, incluindo “Resurrection: End of Days”, e até mesmo a série que foi multi temporada, chamada “Millennium” de Chris Carter, parecia ter grande inspiração no clássico de Fincher.
Ou talvez ainda, tenham apenas sido iluminados por seu sucesso anterior – que o tempo todo criava personagens e mundos distintos de sua própria autoria. Não sabemos se tal impacto por parte de “Se7en” foi planejada ou não, fato é que, “Se7en” teve um impacto muito grande em Hollywood, mas que não terminou por ali.
“Se7en” manteve produzindo vários thrillers que imitavam e acabou por ter a consequência de inspirar um ressurgimento em filmes e séries de mistérios de detetives, fossem eles sobrenaturais ou mesmo apocalípticos, o que é interessante e um quanto que irônico, já que o próprio “Se7en” não possuía elementos de ordem sobrenatural. De qualquer forma, sua presença nas telas teve como consequência, a criação de cinéfilos cristãos e religiosos para conteúdos que acabariam por serem adaptados especialmente a eles.
Os filmes que circundam a fé não têm de ser ruins ou pregados, já se foi provado que o público amar filmes que possuam temas religiosos e conteúdo. O público em geral, se importa com os personagens atraentes, com a trama interessante e o próprio valor de produção que os faz mergulhar dentro daquele mundo.