HQ de ‘Sandman’, saga de Neil Gaiman, ganha edição luxuosa na Europa
Os quadrinhos clássicos ganharam um novo formato.
Com lançamento no final dos anos 1980, a série “Sandman” foi aclamada não apenas como uma das melhores Histórias em Quadrinhos (HQ) de todos os tempos, mas também como uma das obras mais importantes da literatura de fantasia do século. E, recentemente, a saga imaginativa de Neil Gaiman chegou à telinha na popular série da Netflix, conquistando ainda mais fãs.
O lançamento da HQ ocorreu pela editora americana DC Comics no final dos anos 1980. Além disso, os quadrinhos são um marco indiscutível no gênero. A obra segue uma tendência de uma década nos quadrinhos norte-americanos, apresentando quadrinhos em roteiros densos e que vão muito além de heróis mascarados perseguindo vilões fantasiados.
Essa foi a década de “Watchmen“, “V de Vingança” e “Batman: O Cavaleiro das Trevas”. No entanto, a escrita do autor britânico Neil Gaiman vai um passo além. Isso porque ajuda a abrir os olhos do mercado para outras leituras que, além de mais maduras, possuem uma forte comunidade feminina e LGBTQIA+.
Essa publicação foi um dos alicerces para a criação da Vertigo, uma das referências em quadrinhos para a década seguinte, e se tornou um celeiro para outras criações menos conhecidas, como “Hellblazer”, “Fábulas” e “Transmetropolitan”.
Por sua vez, a série consiste em aproximadamente 75 edições do clássico, bem como spin-offs, prequelas e graphic novels especiais. Além disso, vários personagens conhecidos desse mundo fictício aparecem nessa aventura ilustrada de forma vibrante e impressionante.
Originalmente, Sandman era o nome de uma criatura lendária que existia no folclore europeu. Segundo a lenda, o homem da areia deve borrifar areia mágica nos olhos das pessoas para embalá-las para dormir e ter bons sonhos – a escória é a “evidência” de sua visita.
‘Sandman’ tem 75 histórias divididas em 13 arcos
Ao todo, são 75 histórias:
- “Sandman: Prelúdios e Noturnos” (01 a 08);
- “Sandman: A Casa de Bonecas” (09 a 16);
- “Sandman: Terra dos Sonhos” (17 a 20);
- “Sandman: Estação das Brumas” (21 a 28);
- “Sandman: Espelhos Distantes” (29 a 31 e 50);
- “Sandman: Um Jogo de Você” (32 a 37);
- “Sandman: Convergência” (38 a 40);
- “Sandman: Vidas Breves” (41 a 49);
- “Sandman: Fim dos Mundos” (51 a 56);
- “Sandman: Entes Queridos” (57 a 69);
- “Sandman: Despertar” (70 a 73);
- “Sandman: Exílio” (74);
- “Sandman: A Tempestade” (75).
E uma nova edição desse clássico ganhou lançamento em formato de luxo na Europa. Cada volume custa 75 euros e pertence ao selo Black Label.
Dois volumes compilam todos os conteúdos principais: