Por que o filme ‘Ruído Branco’, da Netflix, tem esse nome?
O filme é protagonizado por Adam Driver.
Em dezembro de 2022, a Netflix lançou, em sua plataforma de streaming, o filme “Ruído Branco“. Apesar de ter sido lançado há menos de um mês, o filme já possui indicações, como Globo de Ouro e um prêmio no Green Drop Award. Um fato curioso é que o filme nasceu a partir da adaptação de um livro com mesmo nome lançado em 1985.
Algumas pessoas podem não entender muito bem a história do longa, pois ele é repleto de humor obscuro e tem uma linguagem diferente da que estamos acostumados a assistir. Por conta desses motivos, muitas pessoas podem não ter conseguido entender a real mensagem que o filme traz consigo.
Entenda os motivos que levaram o filme ganhar esse título
Antes de tudo, você precisa entender o que seria o “ruído branco”. Esse tipo de ruído é daqueles que, com o passar do tempo e sua constância, você já não consegue mais percebê-lo, pois já se tornou parte do ambiente. Um bom exemplo de ruído branco são as músicas ambiente que tocam em lojas de departamento.
Bom, após essa rápida explicação, já podemos revelar, então, que o filme está repleto de ruídos brancos, mas não de uma maneira explícita. A graça é perceber como eles conseguiram fazer isso sem que ficasse óbvio e, ainda sim, ser algo interessante para as pessoas que vão assistir ao produto final do filme.
Além disso, o próprio pôster oficial do filme traz uma dica sobre isso, pois nele está escrito “Se está por todo lado, não se consegue ouvir“. Porém, a realidade é que não são sons, e sim discursos e comportamentos que o filme aborda como um ruído branco.
O filme apresenta um conceito aberto. Isso quer dizer que, apesar de abordar diversos temas de forma simultânea e, muitas vezes, parecer confuso, mostra que aquilo que você consegue captar traz um significado para você, ou seja, o que você percebe depende da sua interpretação ou do seu ponto de vista.
Ao longo do filme, as mensagens parecem começar a fazer mais sentido, pois você já está acostumado com os ruídos brancos presentes. Dessa forma, você consegue seus significados ao decorrer do longa, ou, então, continuar sem entender nada.
É importante lembrar também que o livro que inspirou o filme possuía muitas críticas sociais. Caso você tenha ficado curioso, o filme encontra-se disponível na plataforma da Netflix.