INÉDITO! Rússia lança o primeiro filme gravado no espaço

Não há data prevista para lançamento do longa no Brasil.

Sem chroma key! “Challenge” (ou “O Desafio”) é o primeiro filme gravado no espaço na história do cinema. O longa russo foi lançado nos cinemas do país na última quinta-feira (20/4) e a história traz imagens reais de uma estação espacial. Veja o trailer:

Como deu para perceber, ainda não há versão legendada ou dublada para o filme, mas isso não é uma “birra” com o Brasil. Por diversas razões, sobretudo a guerra do país com a Ucrânia, o filme ainda não tem previsão de estreia em outros países.

No entanto, o lançamento do longa foi muito celebrado em Moscou por ser uma vitória sobre um projeto hollywoodiano estrelado por Tom Cruise, astro de “Missão Impossível”.

Corrida espacial cinematográfica

A corrida espacial agora é outra: pode parecer um título a la “Sessão da Tarde”, mas, sim, o primeiro filme gravado no espaço é resultado de uma disputa entre Rússia e Estados Unidos. Um toque de deja vú, com certeza.

Em 2020, Tom Cruise e o diretor Doug Liman, que dirigiu “No Limite do Amanhã” (2014), revelaram planos de gravar um longa-metragem em colaboração com a Nasa e a SpaceX, empresa de Elon Musk.

O plano é viajar para a Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês). No entanto, além da revelação dos planos, não há qualquer informação adicional sobre o filme e se ele está em andamento.

Com o lançamento de “O Desafio“, a Rússia chegou na frente e foi o primeiro país a gravar um filme no espaço. O longa conta com a direção do produtor e ator russo Klim Shipenko e de outras estrelas conhecidas no país, como Konstantin Ernst, Sergey Titinkov, Eduard Iloyan, Denis Zhalinsky, Vitaly Shlyappo e Alexey Trotsyuk.

A história do primeiro filme gravado no espaço

Infelizmente, “O Desafio” ainda não é um reboot ousado de “Star Wars” ou “Star Trek”, mas o primeiro filme gravado no espaço tem uma trama que com certeza vale a pena considerar.

O filme acompanha a história da uma cirurgiã, Evgenia Belyaeva (Yulia Peresild), que é enviada à Estação Espacial para salvar um cosmonauta ferido. Numa corrida contra o tempo, a cirurgiã tem apenas um mês de preparo para viajar até a ISS. Será que tudo dará certo?

De acordo com informações do The Guardian, para gravar o filme a Rússia enviou um diretor e um ator durante 12 dias para a gravação das cenas a bordo do laboratório em órbita. A viagem foi realizada em outubro de 2021.

Mas, com o entrave da guerra da Ucrânia, valeu mesmo a pena ser o primeiro se outros países não poderão ver o filme tão cedo? O que você acha? Conta pra gente nos comentários!

você pode gostar também