Ritmo acelerado: venda de carros elétricos ultrapassa a de carros a diesel na Europa

Demanda por carros elétricos na Europa supera a de veículos a diesel pela primeira vez.

Foto: Reprodução

Cada vez mais se comenta sobre as vantagens de possuir um carro elétrico, vantagens não só para o nosso bolso, mas também para o nosso planeta. No Brasil, essa ideia ainda está engatinhando aos poucos, mas, em países da Europa, por exemplo, muitos cidadãos já possuem o seu próprio EVs.

Isso se deve ao fato de que os países do continente europeu estão cada vez mais rigorosos com as regulamentações das emissões de carbono no setor automotivo. A partir de 2035, as montadoras ativas não poderão mais vender carros com emissões consideradas prejudiciais ao meio ambiente.

Por consequência dessa grande onda de incentivo a veículos elétricos, o mercado dos EVs vem crescendo cada vez mais. Na Europa, pela primeira vez, a demanda por esse tipo de veículo superou a de carros movidos a diesel.

EVs vs. carros a diesel

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis, em junho deste ano, a procura por carros a diesel no mercado diminuiu, representando 13,4%. No mesmo período do ano anterior, esse número estava marcando 17,4%.

Em contrapartida, os números dos veículos elétricos subiram, atingindo o marco de 15,1% de participação no mercado. Já em 2022, representaram 10,7% do total.

Além disso, os carros a diesel perderam espaço para outro modelo bastante popular no setor comercial atual, os carros híbridos com carregamento automático, que representaram 24,3% do mercado. Enquanto isso, os carros híbridos plug-in alcançaram 7,9% do total, ligeiramente abaixo dos 8,2% do ano anterior.

Os veículos movidos pela gasolina também tiveram uma queda de vendas quando comparadas ao ano passado, indo de 38,5% para 36,3%. Porém, esses continuam sendo os mais vendidos.

Situação na Europa

Em alguns países, foi possível perceber um aumento na venda de veículos EVs. A Romênia, por exemplo, teve um crescimento maior no percentual na venda de veículos elétricos, marcando 22,4% em relação ao ano passado. Na Alemanha e na Europa Central também foi possível perceber esses aumentos.

No entanto, devido às novas regulamentações do continente e a ideia de eliminar os carros a combustão até 2035, as montadoras de veículos estão acelerando a transição para os elétricos. Tudo indica que o público também está acompanhando essa tendência.

você pode gostar também