Revolução no trânsito: SP recebe semáforos inteligentes; veja como funcionam
Novos semáforos conectados direto à CET são mais eficientes e geram maior segurança e mobilidade no trânsito urbano.
Os semáforos desempenham um papel vital na regulação do tráfego urbano, promovendo a segurança e a fluidez nas vias. Esses dispositivos visuais e luminosos coordenam o fluxo de veículos e pedestres, evitando acidentes e congestionamentos.
Os semáforos, ao indicar os momentos de parada e movimento, permitem que os condutores ajam de forma organizada, minimizando os riscos. Além disso, auxiliam na priorização de pedestres, tornando as cidades mais acessíveis.
Sendo assim, graças à funcionalidade que têm, esses elementos são fundamentais para o ordenamento do tráfego, assim como para a eficiência do transporte público e a construção de ambientes urbanos mais seguros e harmoniosos.
No entanto, a cidade de São Paulo vem enfrentando sérios problemas com esse equipamento, pois diversos ladrões têm furtado os fios que permitem a passagem de energia e o funcionamento adequado do equipamento. Por isso, eles têm passado grande parte do tempo desligados.
Como solução para esse desafio, o município de São Paulo decidiu trazer uma maior modernização para os semáforos, e essa novidade já está sendo implementada.
Uma medida altamente tecnológica
Imagem: Reprodução/Freepik
O novo projeto de substituição dos semáforos por uma versão mais tecnológica está sob a responsabilidade da Ilumina SP. A empresa vem desenvolvendo esse projeto desde 2022, que inclui também a troca dos equipamentos danificados.
O valor total a ser despendido pela Prefeitura Municipal de São Paulo com o novo projeto será de aproximadamente R$ 1,12 bilhão, quantia que será investida ao longo de 60 meses.
Como os semáforos vão funcionar?
Conforme os detalhes apresentados sobre os equipamentos modernos, eles estarão interligados diretamente com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
No entanto, a inovação não para por aí, uma vez que cada um desses novos semáforos desempenhará a função de gerenciar o trânsito de forma específica e adaptada às necessidades particulares de cada local.
A flexibilidade dos novos semáforos em se adaptar às necessidades locais é uma oportunidade para aprimorar a mobilidade. Ruas com altos volumes de tráfego em determinados horários podem receber ajustes que facilitarão o fluxo de veículos.