Responsável pelos vazamentos de 'GTA 6' é condenado à internação
Arion Kurtaj recebeu sentença do tribunal britânico. Júri entendeu que, além de ter cometido o vazamento, ele pretendia seguir na prática.
O hacker que vazou uma série de detalhes sobre o jogo ‘Grand Theft Auto 6 (GTA 6)’ na internet, em setembro de 2022, pagará caro pelo ocorrido e deverá permanecer em prisão hospitalar.
De acordo com a decisão do processo, Arion Kurtaj “permanece sendo um alto risco ao público por suas habilidades e motivações”. O hacker seguirá preso em um hospital, por não ter condições de ir para uma prisão comum.
Além de ser do espectro autista, Kurtaj reagiu violentamente contra os policiais quando foi preso. Ele tinha apenas 16 anos na época e conseguiu invadir o sistema da Rockstar Games, identificando-se pelo pseudônimo Lapsus$.
Passado complicado
Homem foi responsável por vazar informações sobre ‘GTA 6’ – Imagem: Rockstar Games/Reprodução
Essa não foi a primeira vez que o jovem colocou suas habilidades de hacker em ação. O episódio envolvendo o vazamento do ‘GTA 6’ ocorreu enquanto Kurtaj estava preso por outros hackeamentos.
Ele já havia invadido, por exemplo, os sistemas da NVIDIA, EE e Revolut. Ou seja, o passado do garoto é marcado por outras ações desse tipo, o que o torna reincidente na prática.
Segundo reportagem da BBC, o jovem deve ser mantido sob supervisão médica até não representar mais perigo para a sociedade.
Posteriormente, ele deverá passar 18 meses em uma unidade de reabilitação, onde ficará proibido de usar qualquer VPN ou ter acesso à internet.
Hacker deseja continuar
Ao determinar a internação compulsória, o tribunal entendeu também que Arion Kurtaj não deve ser submetido a um julgamento tradicional. A intenção foi justamente decidir se ele havia cometido atos ilegais, sem considerar se tinha consciência disso.
Na sentença, o júri pontuou que Kurtaj “continuou a expressar a intenção de retornar ao cibercrime assim que possível. Ele é altamente motivado”.
A decisão levou em consideração também as declarações da psiquiatra que acompanha o rapaz, Claudia Camden-Smith.
Ao invadir a Rockstar Games, Kurtaj subtraiu mais de 90 arquivos de ‘GTA 6’. O laptop dele foi confiscado pela polícia após o ocorrido.
Contudo, o jovem continuou com um dispositivo Amazon Fire Stick, que funcionava conectado à TV de um hotel, e um celular para prosseguir com o vazamento dos materiais da companhia.