Redes sociais em declínio? As pessoas estão se tornando mais reservadas
Ao longo dos anos, grande parte dos usuários tem diminuído sua frequência de postagens. Entenda os motivos dessa tendência.
As redes sociais mudaram a maneira como a humanidade se comunica, isso é fato! Se antes as interações presenciais eram mais valorizadas, agora isso ficou em segundo plano com a popularização destes recursos.
Atualmente, pessoas que estão distantes umas das outras podem conversar de forma rápida e segura sem maiores problemas.
Entretanto, a tecnologia também possui seus deméritos. Afinal, devido à grande velocidade no compartilhamento de informações, por vezes, alguns internautas acabam perdendo a mão e compartilham o que não devem.
No entanto, ao que tudo indica, uma grande parcela dos internautas está mudando seu comportamento online.
Público tem usado menos as redes sociais
Logos de algumas das redes mais acessadas do mundo atualmente – Imagem: Reprodução
Nos últimos tempos, identificou-se uma mudança no perfil de muitos usuários, que, por sua vez, estão mais seletivos sobre o que compartilham em suas páginas, seja no Facebook, Instagram ou Twitter.
Essa transformação deve-se principalmente a preocupações sobre privacidade e aos malefícios causados pela exposição negativa.
Segundo um estudo, 61% dos adultos norte-americanos que possuem perfis em redes sociais estão cultivando uma postura mais cuidadosa com o conteúdo que postam.
A onda de cautela extra origina-se da falta de controle sobre quem visualiza as postagens, juntamente com um desencanto generalizado em relação à experiência na web.
Uma projeção realizada pela Gartner, empresa especializada em consultoria, projeções e pesquisas na área de TI, previu que metade dos usuários reduzirá o uso desses sites nos próximos anos, devido à percepção da falta de qualidade nesses sistemas.
Problemas com fake news, aumento de contas falsas e toxicidade comportamental são alguns dos fatores que contribuirão para que essa situação ocorra.
No entanto, empresas como a Meta, atual administradora de algumas das redes sociais mais famosas que existem, já estão adotando medidas para evitar tal cenário.
Dentre elas, estão a criação de funções que permitem que as postagens sejam visualizadas somente por pessoas autorizadas pelo proprietário do perfil, além da revisão de alguns algoritmos, de modo a melhorar as recomendações de páginas e diminuir a exposição a materiais prejudiciais.